Sem categoria

Semana Lab abre inscrições para projetos de filmes e séries de realizadores negros


Créditos da imagem: Virgínia Dandara
Lab da Semana do Cinema Negro Consultorias acontecem entre os dias 14 e 19 de abril

Pedro Grossi

|
24/12/24 às 19:26
compartilhe

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição Semana Lab, que oferece laboratórios de formação audiovisual destinados às pessoas que se declaram pretos e pardos. Os candidatos precisam ser residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana há pelo menos um ano e ter um projeto de filme ou série em desenvolvimento. Os oito projetos selecionados irão receber, entre 14 e 19 de abril, um consultoria para aprimorar a parte técnica, narrativa, criativa e de produção dos projetos. As atividades integram a 4ª edição da Semana do Cinema Negro, que aconteceu em setembro na capital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de janeiro (aqui).

Formação em cinema

A produtora e co-realizadora da SemanaLab, Fernanda Vidigal, explica que a SemanaLab surge da necessidade de ter em Belo Horizonte um espaço formativo para que realizadores negros possam pensar o fazer e como fazer cinema. Ela acrescenta ainda que a proposta é oferecer acolhimento e formação aos realizadores negros que estão iniciando seus projetos audiovisuais para que saiam desse laboratório fortalecidos para captar recursos nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, assim como em fundos internacionais.

De acordo com Fernanda Vidigal, a ideia é que estes filmes saiam do papel e sejam produzidos de uma forma ainda mais potente. “Na primeira edição conseguimos trazer realizadores diversos que tiveram uma grande evolução ao longo de uma semana de formação. Queremos conhecer as histórias que as pessoas querem contar e ajudá-las a transformar ideias em conteúdos audiovisuais, como filmes e séries. Que os conteúdos possam ser potentes, trazendo novas linguagens narrativas, experimentos criativos e diversificando a cinematografia nacional. Queremos que Belo Horizonte seja o polo do cinema negro do país, assim como já vem sendo reconhecida através de produtoras como Filmes de Plástico (indicada ao Oscar com o filme Marte Um), Semana de Cinema Negro de BH e agora com a SemanaLab”, disse Fernanda Vidigal.

Leia mais: Teatro: ‘O Dia em Alfredo Virou a Mão’ volta aos palcos na 50ª Campanha de Popularização