Produções de diversas partes do Brasil abordam a história e as tradições das comunidades quilombolas
A 5ª Mostra Cinema dos Quilombos tem início hoje, quarta-feira (15), no cinema do Sesc Palladium, e segue até domingo (19). O evento, composto por filmes de diversas partes do Brasil, busca destacar a cultura e as tradições das comunidades quilombolas. As sessões são gratuitas e acontecem diariamente às 19h30, seguidas de debates com diretores, membros das equipes de produção e curadores.
A mostra apresenta produções que abordam a vida rural e urbana dos remanescentes de quilombos, comunidades formadas por descendentes de escravizados que resistiram à escravidão e lutam para preservar seus territórios e tradições. O documentário “Terra de Mulheres” (Rio Pomba – MG), dirigido por Oriane Descout, será o filme de abertura e narra a história de agricultoras que mantêm viva a cultura local.
Leia mais:
Diego Silva Souza, um dos curadores do evento, enfatiza que o cinema quilombola é um meio de aprofundar o conhecimento sobre histórias e realidades do país. “Pensar uma curadoria formada inteiramente por filmes quilombolas demonstra a produção dessas comunidades. São cinemas que ampliam as lutas, saberes e festividades quilombolas”, afirma.
Iakima Delamare, produtora do evento, destaca que esta edição reforça o papel do cinema como ferramenta para registrar narrativas quilombolas e promover sua divulgação. “Esse trabalho é essencial para que essas histórias sejam reconhecidas e acessadas pelo público”, diz.
O coordenador do projeto, Cardes Monção, explica que a mostra integra o projeto Cinema dos Quilombos, que realiza oficinas audiovisuais e mantém um fluxo contínuo de chamadas para filmes. Monção também informa que será lançado o primeiro volume de um livro sobre cinema quilombola e que já estão abertas as inscrições para o segundo volume, com convites para submissão de artigos e outros textos no site oficial da mostra.
SERVIÇO
5ª Mostra Cinema dos Quilombos
De 15 de janeiro (15/01) a domingo (19/01), às 19h30
Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 / Av. Augusto Lima, 420, Centro_
Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo Sympla ou retirados na bilheteria 30 minutos antes da sessão. Caso os ingressos no Sympla estejam esgotados, a orientação é procurar a bilheteria do Sesc Palladium para retirada.