Segundo a Defesa Civil municipal, índice deve ficar entre 20% e 30% até a véspera do feriado
Belo Horizonte continua em alerta para o tempo seco. Segundo a Defesa Civil, os índices de umidade relativa do ar podem chegar a 20% até às 18h de quarta-feira (14), véspera de feriado municipal.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) continua desaconselhando atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
O tempo seco aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, recomenda-se a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.
Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
Recomendações:
– Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais;
– Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
– Evitar frituras;
– Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda, colocar uma bacia com água;
– Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
– Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
– Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
– Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a Polícia.