Festival gastronômico desafia 128 bares de BH a criar petiscos com vegetais como protagonistas; pratos têm preço fixo de R$ 40
O festival Comida di Buteco, que celebra a culinária de boteco em Belo Horizonte desde 2000, está em sua 26ª edição
A caça ao melhor petisco de Belo Horizonte está oficialmente aberta com a 26ª edição do Comida di Buteco. O evento, que movimenta a cidade desde o início de abril, vai até o dia 10 de maio. Neste ano, o desafio proposto aos 128 estabelecimentos participantes é criar pratos em que os vegetais são os protagonistas, valorizando ingredientes como couve, ora-pro-nóbis, taioba e alho-poró.
O festival tem alcance nacional, acontecendo em mais de 50 cidades e envolvendo mais de 1.100 bares. Para quem planeja montar seu roteiro gastronômico, a regra é clara: cada bar participante oferece um prato exclusivo criado para o concurso, vendido ao preço fixo de R$ 40,00.
Comida di Buteco completa 25 anos e movimenta 125 bares em BH
Quais bares de BH participam do Comida di Buteco 2025? Veja mapa completo
Último dia de Comida di Buteco: entenda como funciona a votação
A dinâmica para eleger o campeão envolve tanto o público quanto um corpo de jurados. Ambos avaliam os concorrentes em quatro quesitos: o petisco, o atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida. O prato tem o maior peso, valendo 70% da nota final, enquanto os outros três critérios correspondem a 10% cada. O vencedor de BH disputa uma etapa nacional em julho, em São Paulo.
Com tantas opções, escolher por onde começar pode ser difícil. Para ajudar, separamos alguns pratos que representam bem a criatividade desta edição:
Minipães de sal com gergelim, recheados com uma suculenta carne de panela e finalizados com o toque mineiro do queijo canastra e a crocância da couve crispy.
Endereço: R. Francisco Deslandes, 222 | Cruzeiro, Belo Horizonte – MG
O bar aposta em um clássico afetivo da cozinha mineira: sobrecoxa suculenta ensopada com ora-pro-nóbis, servida sobre uma polenta cremosa que exalta os sabores do quintal.
Endereço: R. Luther King, 242 | Cidade Nova, Belo Horizonte – MG
Uma versão mineira e descontraída do clássico suíço. O prato traz trouxinhas de bacon e lombo recheado com ricota e espinafre, acompanhados de um fondue de queijos mineiros e abacaxi com molho agridoce.
Endereço: R. Chico Rei, 190 | Estrela do Oriente, Belo Horizonte – MG
A criação da casa une força e tradição: costelinha ao molho de cerveja preta com rapadura, servida com uma canjiquinha cremosa e finalizada com couve crispy.
Endereço: R. Líbero Badaró, 493 | Dona Clara, Belo Horizonte – MG
A lista completa com os endereços, horários de funcionamento e a descrição detalhada de todos os petiscos pode ser consultada no site oficial do evento. A votação é feita de forma simples, por meio de um QR code disponível nas mesas de cada estabelecimento participante.