Cultura

Festival de Teatro em Casa transforma residências em palco e reúne artistas do Brasil e Chile em BH e região

Festival de Teatro em Casa ocupa residências de BH e região com espetáculos do Brasil e Chile em uma experiência intimista e acessível


Créditos da imagem: Divulgação
O Festival de Teatro em Casa transforma residências em palco e leva espetáculos do Brasil e Chile para BH e Região Metropolitana em uma experiência intimista entre artistas e público O Festival de Teatro em Casa transforma residências em palco e leva espetáculos do Brasil e Chile para BH e Região Metropolitana em uma experiência intimista entre artistas e público

Maria Clara Landim

|
25/05/26 às 11:42
compartilhe

Entre salas, quintais e apartamentos, o teatro ganha novos sentidos em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A terceira edição do Festival de Teatro em Casa acontece entre os dias 26 e 31 de maio e propõe uma experiência intimista, aproximando artistas e público em espaços domésticos. Neste ano, a programação reúne atrações de cinco cidades brasileiras e uma montagem internacional vinda do Chile.

Leia também:

Criado por Cris Diadorin Aguiar, Laís Penna e Stephanie Lemos, o festival nasceu da vontade de investigar possibilidades cênicas pensadas especialmente para ambientes afetivos, como casas e apartamentos. Depois de uma edição presencial, em 2019, e outra online, em 2021, o evento retorna ao formato físico com apresentações espalhadas por Belo Horizonte, Betim e Nova Lima.

A proposta se inspira em festivais realizados em países como Burkina Faso e Chile. No entanto, o diferencial da versão mineira está justamente na relação entre obra, espaço e convivência. Segundo Cris Aguiar, os espetáculos são concebidos para dialogar diretamente com o ambiente doméstico, criando diferentes camadas de experiência para moradores, frequentadores e visitantes.

“Quem mora na casa tem uma relação com o espaço que cria uma camada diferente ao ver a obra; quem frequenta a casa, outra; e quem não convive com o espaço, uma terceira”, destaca a idealizadora.

Além disso, o festival amplia o debate sobre ocupação cultural e democratização do acesso às artes cênicas. Ao levar apresentações para dentro das casas, o evento rompe barreiras tradicionais do teatro e aproxima o público de experiências mais sensoriais e acolhedoras.

Programação reúne teatro, dança, bate-papos e atrações internacionais

A abertura do Festival de Teatro em Casa acontece no dia 26 de maio, às 19h, no bairro Santa Efigênia, com o espetáculo “Os adultos estão na sala”, do Projeto In.Cômodos, de Campinas (SP). A montagem acompanha o conflito entre três mulheres enquanto uma criança permanece em outro cômodo do apartamento.

Já no dia 27, o público acompanha “Sala de ensaio do romance”, espetáculo vindo do Rio de Janeiro que ocupa uma residência no Jardim Alterosa, em Betim. A obra mistura autoficção, teatro e literatura para abordar o fim de uma relação amorosa.

Um dos destaques da programação acontece no dia 29 de maio, em Santa Tereza, com a apresentação internacional “El Vino”, do grupo chileno Teatropello. A peça retrata a história de um homem que perde sua casa durante a reforma agrária chilena e recria uma antiga festa do vinho em meio a memórias e segredos familiares.

No sábado (30), o festival promove o “Café com Programadores”, encontro entre curadores e artistas no Espaço Comum Luiz Estrela. Em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo “Brasil Pequeno”, da artista Genifer Gerhardt, e à apresentação “Dentre”, do Karma Coletivo de Artes Cênicas.

O encerramento acontece no dia 31 de maio, no bairro Floresta, com programação ao ar livre integrada ao festival Parakedas. Entre os destaques estão “Três Fadas Moribundas”, do grupo Bufadas, e “ƎX-magination”, de Michelle Sá.

Festival também promove residências artísticas gratuitas

Além das apresentações, o Festival de Teatro em Casa oferece duas residências formativas gratuitas voltadas para artistas e profissionais da cultura. As atividades abordam temas como gestão cultural e ocupação artística de espaços urbanos.

As inscrições seguem abertas por meio da plataforma Sympla e formulários online divulgados pela organização.

Confira a programação do Festival de Teatro em Casa

  • 26 de maio | 19h
  • Os adultos estão na sala — Projeto In.Cômodos (Campinas/SP)
  • Local: Santa Efigênia
  • Classificação: 14 anos
  • 27 de maio | 19h
  • Sala de ensaio do romance — Luisa Bruno, Felipe Rocha e Gabriel Abreu (RJ)
  • Local: Jardim Alterosa, Betim
  • Classificação: 12 anos
  • 29 de maio | 19h
  • El Vino — Teatropello (Chile)
  • Local: Santa Tereza
  • Classificação: 18 anos
  • 30 de maio | 14h
  • Café com Programadores
  • Local: Espaço Comum Luiz Estrela
  • 30 de maio | 17h
  • Brasil Pequeno — Genifer Gerhardt (RS)
  • Local: Espaço Comum Luiz Estrela
  • Classificação: Livre
  • 30 de maio | 19h
  • Dentre — Karma Coletivo de Artes Cênicas (SC)
  • Local: Espaço Comum Luiz Estrela
  • Classificação: 14 anos
  • 31 de maio | 14h
  • Três Fadas Moribundas — Bufadas (BH)
  • Local: Rua Geraldo Teixeira da Costa, Floresta
  • Classificação: Livre
  • 31 de maio | 15h30
  • Bate-papo “Entre o Lar, a Arte e a Cidade”
  • Local: Floresta
  • 31 de maio | 19h
  • ƎX-magination — Michelle Sá (BH)
  • Local: Rua Geraldo Teixeira da Costa, Floresta
  • Classificação: Livre

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20, com parte da programação gratuita. O festival conta com acessibilidade em Libras e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.