Projeto Vivências Criativas e Inclusivas oferece nove atividades em diferentes espaços da capital; veja a programação completa e como participar
As oficinas de arte do projeto "Vivências Criativas e Inclusivas" buscam democratizar o acesso às artes
O projeto Vivências Criativas e Inclusivas promove nove oficinas gratuitas de arte em BH entre setembro e outubro. A programação reúne oficinas gratuitas de arte em BH para diferentes públicos, incluindo crianças, idosos, pessoas neurodivergentes, pessoas surdas, pessoas com deficiência visual, artistas e agentes culturais.
Festival gratuito oferece teatro e dança para adultos e crianças na Pampulha
BH tem Divertidamente 2, oficinas e teatro gratuito nas férias
Mostra de Teatro e Direitos Humanos ocupa espaços de BH até 21 de setembro
A idealizadora do projeto é a atriz e professora Lorena Jamarino, que atua há mais de 30 anos na área artística e em escolas públicas. Segundo ela, a iniciativa nasceu da experiência em sala de aula e da percepção sobre a necessidade de ampliar o acesso às artes.
“O projeto surge da minha experiência enquanto professora em escola pública e da percepção de uma necessidade de democratizar o acesso às artes”, explica Lorena.
Algumas das oficinas gratuitas de arte em BH foram planejadas para públicos específicos. “Regendo com Meus Gestos”, com Tiago Amaral, é voltada a pessoas neurodivergentes. Já “Teatro em Libras”, com Dinalva Andrade, é direcionada à comunidade surda.
A oficina “Zenfritar – Uma Experiência de Ser Música”, com Sidarta Riani, reúne pessoas com deficiência visual e o público geral.
As atividades ocorrem de 15 de setembro a 23 de outubro. Todas são gratuitas, e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, de acordo com cada oficina. Confira a programação:
Zenfritar: Uma Experiência de Ser Música
Datas: 15 e 17 de setembro, às 9h
Local: Centro Cultural São Bernardo
Oficineira: Sidarta Riani – Inscrições aqui!
Dança Acrofloor
Datas: 21 e 28 de setembro, às 14h
Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz
Oficineira: Letícia Coui – Inscrições aqui!
Regendo com Meus Gestos
Data: 24 de setembro, às 9h
Local: Centro Cultural Venda Nova
Oficineiro: Tiago Amaral – Inscrições aqui!
Teatro em Libras
Data: 24 de setembro, às 14h
Local: Centro Cultural Jardim Guanabara
Oficineira: Dinalva Andrade – Inscrições aqui!
Princípio Ativo da Reação Cênico – Espacial
Datas: 10 e 17 de outubro, às 9h30
Local: Centro Cultural Urucuia
Oficineiro: Luiz Otávio Carvalho – Inscrições aqui!
Elaboração de Projeto Cultural
Datas: 23 de outubro, às 19h, e 24 de outubro, às 9h
Local: Centro Cultural Vila Santa Rita
Oficineiro: Leandro Porto – Inscrições aqui!