Cultura

BH tem Divertidamente 2, oficinas e teatro gratuito nas férias

Programação inclui cinema no Cine Santa Tereza, espetáculos infantis em teatros públicos e ações literárias em centros culturais da capital


Créditos da imagem: Ricardo Laf
Desenho de férias Atividades gratuitas tomam museus, teatros e bibliotecas com foco em cultura, infância e experiências criativas durante o mês de julho

Ana Clara Parreiras

|
14/07/25 às 16:14
compartilhe

Durante o mês de julho, crianças, jovens e famílias têm um convite especial em BH: aproveitar as férias com arte, literatura, cinema e muita brincadeira. A Prefeitura preparou uma programação gratuita em diversos espaços culturais da cidade. 

Abaixo, reunimos os principais destaques para você escolher onde quer levar a criançada!



Teatro gratuito para toda a família

Férias nos Teatros

De 19 a 27 de julho, três teatros públicos da cidade recebem espetáculos infantis com entrada gratuita. São apresentações teatrais e musicais que falam da infância, da imaginação e da diversidade. Confira!

Teatro Francisco Nunes

A programação começa no dia 19, às 11h, com o espetáculo “Chuá”, no qual quatro lavadeiras conduzem o público por memórias poéticas inspiradas na obra de Wander Piroli. 

No domingo, dia 21, às 11h, é a vez de “Aquarela – Um Show Cênico”, com cenário e figurinos pintados ao vivo, misturando música e performance.

Endereço: Av. Afonso Pena, 1321 – Centro

Teatro Marília

O espetáculo “Afrozinha e o Baobá” será apresentado no dia 19, às 16h, abordando oralidade e ancestralidade afro-brasileira. No dia 20, às 16h, entra em cena “Avoar”, com música, improviso e palhaçaria. 

No sábado, dia 26, às 16h, será a vez de “As Aventuras de Matias”. O encerramento ocorre no domingo, dia 27, às 16h, com “Cantigas para acordar o rio”, inspirado na obra de Manoel de Barros.

Endereço: Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

Teatro Raul Belém Machado

As apresentações começam no dia 24, às 14h, com “Manga Mangueira, meu pé de brincadeira”. Em seguida, no dia 25, às 14h, será apresentado “Brincadeira Sonora”, com músicas autorais. 

No dia 26, às 16h, o “Show Infantil Interativo” propõe uma vivência musical com participação ativa do público. A programação termina no domingo, dia 27, às 16h, com “Tem Saci no Meu Quintal”.

R. Leonil Prata, 53 – Alípio de Melo

Cine Santa Tereza

De 16 a 20 de julho, o Cine Santa Tereza recebe o 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte, com produções sobre meio ambiente, amizade e diversidade.

No dia 26, a Mostra Infâncias no Plural exibe curtas-metragens, promove intervenções lúdicas e roda de conversa sobre as múltiplas formas de viver a infância.

Mostra Especial de Férias

Entre os dias 22 e 31 de julho, o Cine Santa Tereza exibe 15 filmes, entre animações e longas infantis.

A programação conta com títulos como “E.T. – O Extraterrestre”, “Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme”, “Divertidamente 2”, “Flow” (vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2025), “Arca de Noé” e “Planeta dos Macacos: O Reinado”. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla ou na bilheteria, com 30 minutos de antecedência.

Bibliotecas com histórias e oficinas 

A programação acontece na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH: no sábado, dia 2 de julho, às 10h30, acontece a primeira edição do projeto Manhã Encantada, com contação de histórias baseada em fábulas e contos de fadas. A atividade se repete nos dias 9, 23 e 30, com mediações de Kátia Mourão, Rodrigo Teixeira, Wander Ferreira e convidados.

No sábado, dia 16 de julho, às 10h30, será realizada a oficina Casa de Avós. A proposta é construir memórias afetivas a partir de histórias sobre o tempo das crianças com suas avós. Os participantes farão dobraduras e interações com objetos simbólicos. A atividade conta com acessibilidade.

Museus com oficinas, caças ao tesouro e experiências sensoriais

Museu da Imagem e do Som (MIS BH)

Nos dias 18 e 19 de julho, o museu promove a ação educativa “Caça ao Tesouro”, um jogo que apresenta curiosidades sobre a cultura pop e o cinema, percorrendo espaços expositivos e históricos do MIS.

Museu da Moda (MUMO)

No dia 18 de julho, será realizada a oficina “Brincar-Parangolé”, uma atividade lúdica inspirada na obra de Hélio Oiticica, que convida as crianças a interagir com tecidos e cores por meio do corpo em movimento. No dia seguinte, 19, ocorre a oficina de criação de bonecos, voltada à construção de afetos e narrativas simbólicas.

Endereço: Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes

Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)

No dia 20 de julho, crianças de 3 a 6 anos participam da oficina “Binóculo Divertido”, que propõe uma exploração do espaço com brinquedos feitos na hora. 

No dia 26, será realizada a oficina de cerâmica ribeirinha “Nossa Terra”, que propõe o contato com a argila como forma de expressão criativa. A inscrição para essa atividade é feita online.

Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim

Lazer na Pampulha

Casa do Baile

Nas quartas, quintas e sextas-feiras de julho, acontece a ação educativa “Casa em 360°”, que convida o público a contemplar o pôr do sol na varanda com vista para a Lagoa da Pampulha, enquanto descobre elementos da arquitetura e do conjunto moderno tombado como patrimônio mundial.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

Museu Casa Kubitschek

No dia 19 de julho, a oficina “Remendando Lembranças” propõe restaurações afetivas em tecidos e objetos, em homenagem à antiga moradora Juracy Guerra. 

No dia 30, a oficina “Do Caco a Algo, como fazia Paulo” convida os participantes a criarem mosaicos inspirados na obra de Paulo Werneck. Ambas as atividades incluem mediação e têm vagas limitadas.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes (Pampulha)

Museu de Arte da Pampulha (MAP)

No dia 25 de julho, o museu oferece a contação de história “A Lenda da Carnaubeira” e uma oficina de desenho botânico com base na obra de Paulo Werneck. 

No dia 26, será realizada uma oficina de bolhas de sabão gigantes para crianças de todas as idades. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha


Tags:

bh, férias