saúde

De olho no verão: primavera em BH pede cuidados para curtir a cidade ao ar livre

Primavera em BH traz mais programas ao ar livre e reforça a importância dos cuidados com a pele antes da chegada do verão


Créditos da imagem: Reprodução / Magnific
Com a chegada da primavera, cuidados com a pele ganham espaço na rotina de quem aproveita BH ao ar livre antes do verão Com a chegada da primavera, cuidados com a pele ganham espaço na rotina de quem aproveita BH ao ar livre antes do verão

Maria Clara Landim

|
23/09/26 às 11:42 - Atualizado em 23/09/26 às 12:12
compartilhe

Os cuidados com a pele na primavera ganham importância com a chegada dos dias mais quentes e da programação ao ar livre em Belo Horizonte. Parques, piscinas, bares, shows e eventos passam a fazer parte da rotina dos moradores, enquanto a maior exposição ao sol exige atenção com a proteção da pele.


Leia também:


E não é preciso estar na praia para pensar em proteção. Em uma cidade sem litoral, a exposição ao sol acontece durante caminhadas, atividades físicas, deslocamentos e momentos de lazer. Por isso, a chegada da primavera também pode servir como um lembrete para rever hábitos antes do verão.

Um levantamento realizado em 2024 pelo Instituto de Cosmetologia de Campinas mostrou que 65,5% dos brasileiros entrevistados disseram não usar filtro solar diariamente. A pesquisa ouviu 1.057 pessoas de 27 estados. O estudo também apontou que 46,1% não reaplicavam o produto ao longo do dia e 23,3% afirmaram não usar protetor em dias nublados ou chuvosos.

Além disso, o uso do produto está relacionado à prevenção de problemas causados pela exposição solar. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tipo mais incidente no Brasil, com estimativa de 263.280 novos casos em 2026.

Primavera é o momento de antecipar os cuidados

Embora o verão só comece oficialmente em dezembro, a mudança de estação já altera a rotina. Em Belo Horizonte, períodos de calor podem se alternar com chuva e baixa umidade, criando diferentes demandas para a pele.

Para Amanda Vidotti, gerente de Marketing da Araujo, a preparação para os meses mais quentes deve começar antes da chegada do verão. A executiva explica que a prevenção envolve diferentes áreas, como pele, cabelo e corpo.

“Quando a gente fala de cuidado do verão, a gente está falando de um cuidado completo, de cabelo, de pele, de corpo”, afirma em entrevista ao Sou BH.

Segundo Amanda, a ideia é antecipar alguns hábitos e não esperar os dias mais quentes para começar a cuidar da pele. Entre os produtos que ganham destaque nesse período estão os destinados à proteção solar.

A maior exposição ao sol também pode vir acompanhada de outras mudanças. Com o aumento da temperatura, por exemplo, a transpiração tende a ser maior, o que pode exigir adaptações na rotina de cuidados.

Ainda assim, a gerente ressalta que hábitos como hidratação não devem ficar restritos ao verão.

“São cuidados básicos que o ano inteiro precisam acontecer, como a hidratação”, explica.

Do parque ao show, proteção acompanha a programação

Em Belo Horizonte, o verão não acontece à beira-mar. A cidade tem seus próprios cenários para aproveitar os dias quentes: parques, piscinas, bares, restaurantes, festivais, shows e outros eventos ao ar livre.

É justamente essa rotina que pode aumentar o tempo de exposição ao sol. Uma tarde no parque ou um evento durante o dia, por exemplo, pode parecer diferente de um dia na praia, mas também exige atenção com as áreas expostas.

Para Amanda, entender esses diferentes momentos faz parte do desafio de aproximar a comunicação da realidade do público.

“Minas não tem mar”, mas tem uma rotina própria de lazer, explica a executiva ao comentar a estratégia da campanha de verão da Araujo.

A empresa utiliza dados de comportamento e relacionamento com clientes para identificar diferentes perfis e necessidades. A partir dessas informações, a comunicação pode ser direcionada para hábitos e produtos específicos.

O protetor solar ainda encontra resistência

Apesar de ser associado principalmente à praia e às férias, o protetor solar faz parte de uma rotina que vai muito além do litoral.

O levantamento do Instituto de Cosmetologia de Campinas mostra algumas das barreiras encontradas pelos consumidores. Entre os entrevistados que não usavam o produto diariamente, 24,5% citaram a textura como um incômodo, 21,1% apontaram o preço e 12,5% disseram não considerar necessário.

A pesquisa também mostrou que 36% dos participantes não sabiam qual quantidade de produto utilizar para alcançar a proteção indicada na embalagem. O cenário ajuda a explicar por que a informação também aparece como parte das estratégias de comunicação voltadas para a temporada.

Para Amanda, além de disponibilizar produtos, é importante orientar o consumidor e aproximar informação e cuidado.

Um verão com a cara de BH

Se a praia não faz parte da paisagem mineira, a cidade oferece outras formas de aproveitar a temporada. E a primavera é justamente o período em que esses programas começam a ganhar força.

Com a agenda de shows, eventos culturais, passeios, bares e atividades ao ar livre, a preparação para os dias quentes também passa pela rotina de cuidados.

A campanha de verão da Araujo fica ativa por três meses e reúne conteúdos sobre diferentes categorias de cuidado. De acordo com Amanda, a proposta é levar informação, produtos e orientação aos consumidores por meio dos canais digitais e das lojas.

A executiva também destaca a participação de profissionais e especialistas nas ações da empresa, além do trabalho das equipes nas unidades.

No fim, a lógica vale para qualquer programa: antes de sair para aproveitar BH, vale conferir a programação, escolher o look, passar o protetor, e lembrar que o verão mineiro não precisa de mar para ser vivido ao ar livre.