FecharX

Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro

Casa Fiat de Cultura

Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/06/14 até 07/09/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00


A Casa Fiat de Cultura está em novo endereço (Praça da Liberdade, 10. Funcionários) e marca a inauguração de sua nova sede, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, com a exposição "Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro". Curadoria italiana de Giorgio Leone e Rossella Vodret e brasileira de Angelo Oswaldo. Visitação gratuita, no período de 10 de junho a 7 de setembro. Terça a sexta-feira, de 10 às 21h; sábados, domingos e feriados, de 10 às 18h.

A suntuosidade da prata italiana e o esplendor do ouro brasileiro em 40 esculturas, sendo 20 em prata, provenientes de importantes museus e coleções da Itália, apresentando a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII. E mais 20 obras policromadas de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial.

Artistas ourives como Domenico Antonio Ferro, Domenico Capozzi, Filippo Del Giudice, Tommaso Treglia, Michele Pane e outros representam a arte em prata produzida em Nápoles. A coleção, em sua maioria vinda do Museo del Tesoro di San Genaro, foi formada a partir de doações feitas por papas, imperadores, reis, rainhas e homens ilustres. Representando o grande momento artístico do ouro no Barroco brasileiro, esculturas de gênios da época, como Aleijadinho, Mestre Valentim e Mestre de Piranga, de modo a provocar um paralelo entre as duas culturas e um contraste entre dois momentos do Barroco.

Palestra da exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro

Como parte da programação paralela da exposição "Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro", a palestra “Barroco em Ouro” será apresentada pelo curador brasileiro da mostra e presidente do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, Angelo Oswaldo. A conferência acontece na quarta-feira, 25 de junho, às 19h30, e faz um comparativo entre a força da prata em Nápoles e a importância da madeira e do ouro no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais.

Serão contemplados também o contexto cultural da época e o legado da produção artística dos mestres escultores, que surgiram nesse ambiente tão favorável à arte sacra.  A palestra tem entrada gratuita.

Informações: 3289-8900 ou www.casafiatdecultura.com.br.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.