FecharX

Mostra on-line Grandes Mestres Da Comédia

Local não informado

Mostra on-line Grandes Mestres Da Comédia

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

07/05/20 até 21/05/20

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00


Créditos da imagem: Reprodução/Dia de Pagamento, de Charles Chaplin

A partir de amanhã (7), a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, dá início à mostra on-line Grandes Mestres da Comédia, que conta com 11 filmes dos atores e diretores norte-americanos Charles Chaplin (1889 - 1977), Buster Keaton (1895 - 1966) e Harold Lloyd (1893 - 1971). O programa, que segue até o dia 21 de maio, integra o projeto Palácio em Sua Companhia, e tem o objetivo de continuar garantindo ao público o repertório do Cine Humberto Mauro durante o período de isolamento social, de forma acessível e segura.

 

As sessões serão disponibilizadas no YouTube e Vimeo da Fundação Clóvis Salgado – com link de acesso também anexado ao site da FCS. A equipe do Cine Humberto Mauro dará destaque, a cada dois dias, a um dos filmes da mostra – as indicações serão feitas por meio das mídias digitais da FCS (Facebook e Instagram), seguindo um padrão de curadoria dos títulos disponíveis. O público terá o tempo da mostra para assistir aos filmes escolhidos pela gerência de cinema de forma gratuita.

 

A mostra abrange quatro obras de Charles Chaplin, quatro de Buster Keaton, e três de Harold Lloyd, todas produzidas durante a década de 1920. Segundo Vitor Miranda, da Gerência do Cine, a escolha pelos anos 20 veio da importância dessa época para a história do cinema. “Muitos gêneros cinematográficos foram consolidados naqueles anos. Além disso, atualmente comemoramos o centenário dessas produções, que serão reproduzidas e homenageadas ao redor do mundo”, conta.

 

Confira a programação:

 

CHARLES CHAPLIN

 

O Garoto, de Charles Chaplin (The Kid, EUA, 1921) | Livre | 68’

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.

 

Dia de Pagamento, de Charles Chaplin (Pay Day, EUA, 1922) | EUA | 21’

Charlot, um pedreiro que trabalha numa construção e tem de lidar com as diversas aventuras de seu trabalho. Sempre discute com seu chefe e esconde o salário de sua esposa.

 

Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin (The Gold Rush, EUA, 1925) | Livre | 68’

No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.

 

O Circo, de Charles Chaplin (The Circus, EUA, 1928) | Livre | 72’

Um batedor de carteiras (Steve Murphy) está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do vagabundo (Charles Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge, tanto do batedor quanto da polícia, e acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público, sem que ele perceba. O dono do circo (Al Ernest Garcia) resolve então contratá-lo e fazer dele sua atração principal.

 

BUSTER KEATON

 

Nossa Hospitalidade, de John G. Blystone; Buster Keaton (Our Hospitality, EUA, 1923) | Livre | 65’

Por volta de 1830, as famílias McKay e Canfield travavam uma grande rixa em Kentucky, nos Estados Unidos. Quando John McKay (Edward Coxen) é morto, a viúva manda o filho de 1 ano para ser criado pela tia em Nova York. Vinte anos depois, Willie (Buster Keaton) volta à Kentucky em um trem e vai lutar para ter suas posses de volta. Na viagem, ele conhece uma menina da família Canfield e se apaixona por ela, mas a rixa parece ainda não ter sido resolvida.

 

Sherlock Jr., de Buster Keaton (EUA, 1924) | Livre | 45’

Aspirante a detetive, um projecionista de cinema se vê em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas.

 

A General, de Clyde Bruckman, Buster Keaton (The General, EUA, 1926) | Livre | 67’

Quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray (Buster Keaton) apaixonado pelo seu trem A General não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle (Marion Mack) começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee.

 

Marinheiro de Encomenda, de Buster Keaton; Charles Reisner (Steamboat Bill, Jr., EUA, 1928) | Livre | 70’

O capitão William Canfield e o John James King são adversários na luta pelo controle do transporte de passageiros em River Junction. A acirrada disputa entre os barcos de William e de John tem um agravante com a chegada de William Canfield Jr., filho do capitão: depois de começar a trabalhar com o pai ele se apaixona por Marion King, filha do rival.

 

HAROLD LLOYD

 

O Homem Mosca, de Fred C. Newmeyer, Sam Taylor (Safety last!, EUA, 1923) | Livre | 70’

Em 1922, o jovem inexperiente Harold (Harold Lloyd) tomou uma decisão: abandonar sua pequena cidade natal, no interior, e partir para a cidade grande em busca de sucesso profissional. Depois de um tempo, finalmente consegue um emprego como vendedor em uma grande loja de departamentos, sem imaginar que este seria o início de muitas aventuras e que algumas poderiam até causar sua morte.

 

O Calouro, de Fred C. Newmeyer; Sam Taylor (The Freshman, EUA, 1925 | Livre | 77’

Um jovem tímido, o típico nerd, decide entrar para o time de futebol americano do colégio para se tornar popular e conquistar uma garota.

 

O Caçula, de Ted Wilde; Harold Lloyd; Lewis Milestone; J.A. Howe (The Kid Brother, EUA, 1927) | Livre | 82’

Os Hickorys, família mais tradicional de Hickoryville, são liderados pelo xerife Jim (Walter James). Ele tem três filhos: Leo (Leo Willis), Olin (Olin Francis) e Harold(Harold Lloyd), o tímido caçula. Apaixonado por Mary (Jobyna Ralston), Harold tenta mostrar seu valor, conquistar a garota e ter seu valor finalmente reconhecido pelo clã.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.