FecharX

Não Há Estagnação - Apenas Movimentos Tempestuosos

Museu Mineiro

Não Há Estagnação - Apenas Movimentos Tempestuosos

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

24/10/19 até 01/12/19

Ter, Qua, Qui, Sex | 12:00 - 21:00

Sab, Dom | 14:00 - 21:00


Créditos da imagem: Divulgação / Museu Mineiro

A sala de Exposições Temporárias II, do Museu Mineiro, recebe até o dia 1° de dezembro a exposição temporária Não Há Estagnação - Apenas Movimentos Tempestuosos, com cerca de 58 trabalhos de artistas nacionais e internacionais.

A mostra traz quadros, gravuras e esculturas preservados há décadas nas reservas técnicas da Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Ela foi inspirada em Kazimir Malevich, artista russo moderno, reconhecido pela vanguarda de seus discursos e por seu quadro Quadrado Preto Sobre Fundo Branco.

As obras apresentadas buscam fortalecer o ímpeto criativo que movimenta as paredes dos museus e provocar nos vistantes novos diálogos e entendimentos sobre a cultura mineira. Entre as peças exibidas estão algumas que foram adquiridas por meio de doações da sociedade civil e outras por premiações dos antigos Salões de Arte.

No acervo estão a serigrafia Vibrações, produzida em 1978 por Dionísio Del Santo, pintor, desenhista, gravador e serígrafo que transitou entre a figuração, abstração e a arte cinética; gravuras dos artistas Alfredo Volpi, ícone moderno que uniu o erudito e o popular em suas “bandeirinhas” e de Fayga Ostrower, grande influenciadora da educação artística no Brasil, por meio de seus livros publicados na segunda metade do século 20. Há, ainda, importante acervo dos artistas-professores indígenas, produzido pelo projeto Cultura Indígena – Um olhar diferenciado.

A entrada é gratuita e espaço funciona de terça a sexta, das 10h às 19h e nos sábados e domingos, das 12h às 19h.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.