FecharX

O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia - Centro

O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

04/07/14 até 28/08/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 11:30


Créditos da imagem: Divulgação
Divulgação
Divulgação

De 4 de julho a 28 de agosto, a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Moreira Salles apresentam a exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque” no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (Rua Afonso Pena, 737. Centro).

A mostra reúne as principais vertentes da obra de Francisco Albuquerque, pioneiro da publicidade brasileira, revelando também a produção experimental do fotógrafo. São cerca de 150 imagens, além da exibição digital de parte do acervo de 70 mil fotografias. O público terá a oportunidade de ver retratos de estúdio, fotografias publicitárias, de indústria, de arquitetura e de documentação urbana.

De terça-feira a sábado, de 9h30 às 21h; domingos de 16h às 21h. Entrada franca.

Sobre Francisco Albuquerque

O cearense Chico Albuquerque foi um pioneiro da publicidade brasileira na década de 1940, em São Paulo. Sua carreira começou pelo cinema. Filho de um cinegrafista amador, aos 15 anos, realizou um documentário de curta-metragem junto com o pai. Em 1934, profissionalizou-se fotógrafo, fazendo retratos no estúdio da família em Fortaleza.

Em 1945, transferiu-se para São Paulo, abriu um estúdio próprio e rapidamente o transformou em um dos mais bem equipados da cidade, fotografando produtos, personalidades da sociedade paulista e artistas. Foi responsável pela realização da primeira campanha publicitária brasileira ilustrada com fotografia, em 1949, para a Johnson & Johnson. Retornou a Fortaleza em 1975, onde montou um novo estúdio e trabalhou até sua morte, em 2000.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.