FecharX

Oficinas de arte da Exposição Almicar de Castro - Matéria e Luz

Local não informado

Oficinas de arte da Exposição Almicar de Castro - Matéria e Luz

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

19/01/21 até 20/01/21

Ter, Qua | 16:00 - 17:30

21/01/21 até 22/01/21

Qui, Sex | 18:00 - 19:30


Créditos da imagem: Alexandre Mota/ Divulgação

Para ampliar o acesso do público à exposição Amilcar de Castro – Matéria e Luz, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o Malacaxeta Educativo Cultural, premiada empresa responsável pelas atividades educacionais e de acolhimento dos visitantes na exposição presencial, apresenta duas oficinas, totalmente on-line e gratuitas.  


Intituladas “O desenho como pensamento”, nos dias 19 e 20 (terça e quarta-feira), das 14h às 15h30, e “Ativar, desenhar e criar!”, nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira), das 16h às 17h30, as oficinas pretendem levar para ao espectador as vivências e o entendimento da obra do importante artista Amilcar de Castro. As inscrições devem ser feitas com o envio das informações (nome, idade e telefone) para o e-mail educativogaleria@gmail.com. As atividades serão realizadas por meio da plataforma de videoconferência Google Meet e as vagas são limitadas. 


Voltada para os públicos adolescente e adulto, a oficina “O desenho como pensamento” propõe maneiras livres de produzir e pensar o desenho enquanto prática diária e trivial de expressão. Amilcar de Castro estudou desenho e pintura com Guignard, pintor e professor e, é a partir do desenho que seus trabalhos tridimensionais, as esculturas, são criadas. “Amilcar acreditava que o desenho era um pensamento, uma filosofia, quase uma religião. A relação dele com o desenho era muito forte, até pelas suas aulas com o Guignard, que tinha uma prática muito intensa com o desenho, onde o erro era aceito na obra”, explica Carolina Santana, gestora e fundadora da Malacaxeta e coordenadora do Programa Educativo da Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas. 


Já a oficina “Ativar, desenhar e criar!” é voltada para crianças entre 7 e 11 anos. Por meio de brincadeiras, investigando técnicas e procedimentos que o artista Amilcar de Castro utilizava em seus processos criativos, será estimulado nas crianças o desejo de criar obras de arte. “O objetivo é fazer as crianças brincarem a partir de proposições que se relacionam com os meios de trabalho do artista. Os âmbitos técnicos e poéticos de Amilcar de Castro serão apresentados por meio de brincadeiras, com leveza e muita diversão”, destaca Carolina Santana. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.