FecharX

'Festival de Arte, Cultura e Turismo' reúne música e cozinha live-show

Local não informado

'Festival de Arte, Cultura e Turismo' reúne música e cozinha live-show

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

16/09 até 16/09

Qui | 22:00 - 00:00


Créditos da imagem: Divulgação
2ª edição do FACT acontecerá em formato de live, nesta quinta-feira (16), a partir das 20h, com show da banda Coverplay
2ª edição do FACT acontecerá em formato de live, nesta quinta-feira (16), a partir das 20h, com show da banda Coverplay

Nesta quinta-feira (16), a partir das 20h, chefs, sommeliers, turismólogos e músicos vão se reunir para a 2ª edição do FACT – Festival de Arte, Cultura e Turismo, que acontecerá em formato de live. O evento é gratuito e contará com um debate entre Nenel, do Baixa Gastronomia, Helder Primo, do Guia do Turismo, Matheus Daniel, presidente da Abrasel-MG, e Rafael Oliveira, jornalista e historiador.

No comando musical, a carismática Coverplay, formada em 2011, e pioneira no Brasil na apresentação de tributos especiais à banda inglesa Coldplay. O grupo já se apresentou em grande parte do Brasil, e agora desembarca no festival para agregar com suas características centrais: a presença de palco, a sintonia entre os músicos e o foco em fazer, do show, um instrumento artístico poderoso.

A cozinha-show do Chef Américo Piacenza reserva, entre as suas surpresas, um intercâmbio da escola espanhola com a mineira, a partir de um verdadeiro arroz almado, em busca do resgate de uma memória afetiva em seu aspecto culinário, instigados pelo melhor da carne suína defumada, em uma receita recheada de lombo, linguiça, bacon e costelinha defumadas, acompanhadas de um arroz cuidadosamente parbolizado, gerando como resultado incrível, uma Paella/Arroz Caldoso de Especiaria, prato perfeito para o inverno, que está em sua reta final no Brasil – e com insumos 100% originais do Mercado Central de BH.

A harmonização, por sua vez, será orquestrada pelo sommelier de cervejas Bruno Orsini, e marcada por rótulos das mineiras “Capa Preta” e “Falke Bier” – que apesar de serem cervejarias mundialmente premiadas, são tipicamente mineiras – e nos estilos “English Pale Ale”, “Schwarzbier” e “Extra Special Bitter”.

“O Festival de Arte, Cultura e Turismo promove o encontro da culinária afetiva e tradicional mineira com a internacionalização da gastronomia, visando a receptividade, a inovação e a comercialização do turismo de Belo Horizonte e Minas Gerais, de uma maneira prática”, avalia o idealizador e diretor do projeto, Fábio Dragonne. Na mesma linha, o gestor complementa: “o festival visa promover BH e Minas, sua gastronomia e seus pontos turísticos, além do cardápio de produtos e serviços de consumo, apoiando as empresas e os agentes que movimentam a economia e a cadeia criativa do estado.

Para quem seguir o Instagram do festival (@festivalfact_ig), haverá sorteio de experiências gastronômicas (na Cantina Piacenza), turística (hospedagem na Casa da Árvore/Vila da Serra e de entretenimento (entradas para o Jack Rock Bar). E durante a Live, será disponibilizado um QRCode para doações espontâneas ao sensível e encantador Projeto Social Madrugada Sem Fome (@madrugadasemfome), parceiro do festival.



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.