FecharX

15 anos do Parque Ecológico da Pampulha

Parque Ecológico da Pampulha

15 anos do Parque Ecológico da Pampulha

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

25/05/19 até 26/05/19

Sab, Dom | 10:30 - 19:30


Créditos da imagem: Daniel Alves

O Parque Promotor Francisco Lins do Rego, mais conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, completou 15 anos no dia 21 de maio. Para celebrar a data, uma programação especial será oferecida gratuitamente ao público, com arte, teatro e educação ambiental até o fim da semana.

 

História

Com uma área de 300 mil m², o Parque Ecológico da Pampulha é um símbolo de preservação e educação ambiental. O espaço começou a ser transformado em 1997, quando foram plantadas três mil árvores representantes dos ecossistemas da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, dando origem ao atual Bosque.

 

Planejado para ser um espaço para contemplação da natureza, aliando lazer, esporte e cultura, o parque é composto de cinco áreas internas delimitadas, oferecendo à população diferentes opções de descanso e diversão. A Esplanada é o local destinado a apresentações culturais, shows e eventos. Neste espaço, também é frequente a prática de esportes e uso de pipas. O Bosque, que conta com a representação de três biomas, é um espaço para caminhadas, piqueniques e descanso, tendo um coreto como divisor dos biomas. O Centro de Apoio é o espaço administrativo, com espelho d'água, vestiários, banheiros, lanchonete e auditório. As áreas Silvestre e de Proteção Ambiental são locais destinados à preservação da flora e da fauna encontradas no local. Atrás do lago está, ainda, o SlackParque, espaço reservado para a prática do slackline.       

Programação completa

A partir do dia 25

De terça a domingo, das 8h30 às 17h30     
- Exposição de fotos comemorativas dos 15 anos do Parque


- Projeto Brotos Poéticos

O painel expositivo apresenta o trabalho do poeta e músico belo-horizontino César Gilcevi, com poemas extraídos das obras “Os ratos roeram o azul” e “Retrato do poeta quando devedor do aluguel”.


- Frutos e sementes dos parques de BH: conhecimento na palma da mão

Exposição que pretende levar conhecimentos gerais sobre espécies vegetais que estão presentes nos parques de Belo Horizonte, sendo respeitada a divisão das regionais municipais da Prefeitura da Capital.

 

Dias 25 e 26, das 8h30 às 17h30 

- Atividades de Educação Ambiental do Consórcio de Recuperação da Lagoa da Pampulha (PROPAM)

- Visitas ao Memorial da Imigração Japonesa


Dia 25
10h - Projeto Abrace um Livro

- A Confraria de Poetas de Belo Horizonte estará no Parque trocando livros por abraços.


Dia 26
9h30 às 11h50
- Apresentação Teatral do grupo Doutores do Verde

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.