FecharX

19º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade

Oi Futuro BH - Teatro Klaus Vianna

19º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

26/07/14 até 26/07/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 18:00


De 24 a 27 de julho, o Teatro Klaus Vianna do Oi Futuro (Av. Afonso Pena, 4.001. Mangabeiras) recebe o 19º Festival Internacional de Documentários, dirigido por Amir Labaki: É Tudo Verdade. Uma seleção de 11 títulos apresenta destaques da mais recente edição do principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina. Todas as sessões têm entrada franca.

cineasta Helena Solberg, homenageada pela retrospectiva brasileira do festival, é a convidada especial da itinerância do evento em BHSábado, dia 26 de julho, às 16h, ela participará da apresentação de dois de seus filmes (“A Conexão Brasileira: A Luta Pela Democracia” e “Vida de Menina”) e de um debate com o diretor do festival, Amir Labaki. Nesse mesmo dia, a jornalista mineira Mariana Tavares lança o livro “Helena Solberg: Do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo” (É Tudo Verdade/ Imprensa Oficial).

material gráfico do "É Tudo Verdade 2014" celebra a obra do fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), que se radicou no Brasil aos 17 anos, dedicando-se à agricultura em São Paulo e no Paraná. Desde 1938, quando comprou sua primeira câmera, Ohara não parou mais de registrar impressões de seu cotidiano. Em 2000, suas fotos foram o destaque da 3ª Bienal Internacional de Curitiba. Oito anos depois, passou a integrar o acervo do Instituto Moreira Salles, que desde então tem preservado e divulgado seus trabalhos a partir de lançamentos e exposições.

Programação

Dia 24, quinta-feira
20h: Vencedor da Competição Brasileiras Longas: "Homem Comum" / Carlos Nader – Brasil – 110 min
Classificação etária: livre

Dia 25, sexta-feira
16h: Vencedor da Competição Internacional Longas: “Jasmine” / Alain Ughetto – França – 70 min
Classificação etária: 12 anos

18h: O Estado das Coisas / “Gasoduto” / Vitaly Mansky – Rússia, República Tcheca, Alemanha – 121 min
Classificação etária: 10 anos

20h30: O Estado das Coisas / “20 Centavos”/ Tiago Tambelli – Brasil – 53 min
Classificação etária: 12 anos

Dia 26, sábado
16h: Retrospectiva Brasileira: Helena Solberg / “A Conexão Brasileira: A Luta Pela Democracia” / Helena Solberg – 60 min
Classificação etária: 12 anos
Em 1982, o não pagamento da dívida externa brasileira estimada em 90 bilhões de dólares e o caos econômico que resultaria com a moratória são analisados neste documentário. Seleção oficial Global Village 1983 e Festival de Cinema Latino de Nova Iorque 1983.

18h: Retrospectiva Internacional / International Retrospective / “Um Homem Desaparece” / “A Man Vanishes” / Shohei Imamura – Japão - 130 min
Classificação etária: 12 anos
Seguindo o caso de um homem desaparecido e procurado por sua noiva, revelando segredos sobre a própria noiva e o passado de sua família.

20h 30: Retrospectiva Internacional – Shohei Imamura / Karayuki-San – “A Fabricação de uma Prostituta” / Shohei Imamura – 70 min
Classificação etária: 12 anos
No começo do século XX, havia cerca de 2000 prostitutas japonesas no sul da Ásia. A partir da entrevista com uma sobrevivente, Kikuyo, de 73 anos, desvenda-se o itinerário desta exploração.

Dia 27, domingo
16h: Competição Internacional Longas / “Retorno A Homs” / Talal Derki – Síria – 88 min
Classificação etária: 18 anos

18h: Competição Internacional Longas / “Ai Wei Wei – O Caso Falso” / Andreas Johnsen – Dinamarca – 86 min
Classificação etária: 12 anos

20h: Competição Internacional Longas / “Aldeia De Alao” / Li Youjie – China – 75 min
Classificação etária: 12 anos

Foto: "20 Centavos" (Tiago Tambelli/Brasil)

xx

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.