FecharX

19º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade

Oi Futuro BH - Teatro Klaus Vianna

19º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

27/07/14 até 27/07/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 18:00


De 24 a 27 de julho, o Teatro Klaus Vianna do Oi Futuro (Av. Afonso Pena, 4.001. Mangabeiras) recebe o 19º Festival Internacional de Documentários, dirigido por Amir Labaki: É Tudo Verdade. Uma seleção de 11 títulos apresenta destaques da mais recente edição do principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina. Todas as sessões têm entrada franca.

cineasta Helena Solberg, homenageada pela retrospectiva brasileira do festival, é a convidada especial da itinerância do evento em BHSábado, dia 26 de julho, às 16h, ela participará da apresentação de dois de seus filmes (“A Conexão Brasileira: A Luta Pela Democracia” e “Vida de Menina”) e de um debate com o diretor do festival, Amir Labaki. Nesse mesmo dia, a jornalista mineira Mariana Tavares lança o livro “Helena Solberg: Do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo” (É Tudo Verdade/ Imprensa Oficial).

material gráfico do "É Tudo Verdade 2014" celebra a obra do fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), que se radicou no Brasil aos 17 anos, dedicando-se à agricultura em São Paulo e no Paraná. Desde 1938, quando comprou sua primeira câmera, Ohara não parou mais de registrar impressões de seu cotidiano. Em 2000, suas fotos foram o destaque da 3ª Bienal Internacional de Curitiba. Oito anos depois, passou a integrar o acervo do Instituto Moreira Salles, que desde então tem preservado e divulgado seus trabalhos a partir de lançamentos e exposições.

Programação

Dia 24, quinta-feira
20h: Vencedor da Competição Brasileiras Longas: "Homem Comum" / Carlos Nader – Brasil – 110 min
Classificação etária: livre

Dia 25, sexta-feira
16h: Vencedor da Competição Internacional Longas: “Jasmine” / Alain Ughetto – França – 70 min
Classificação etária: 12 anos

18h: O Estado das Coisas / “Gasoduto” / Vitaly Mansky – Rússia, República Tcheca, Alemanha – 121 min
Classificação etária: 10 anos

20h30: O Estado das Coisas / “20 Centavos”/ Tiago Tambelli – Brasil – 53 min
Classificação etária: 12 anos

Dia 26, sábado
16h: Retrospectiva Brasileira: Helena Solberg / “A Conexão Brasileira: A Luta Pela Democracia” / Helena Solberg – 60 min
Classificação etária: 12 anos

18h: Retrospectiva Internacional / International Retrospective / “Um Homem Desaparece” / “A Man Vanishes” / Shohei Imamura – Japão - 130 min
Classificação etária: 12 anos

20h 30: Retrospectiva Internacional – Shohei Imamura / Karayuki-San – “A Fabricação de uma Prostituta” / Shohei Imamura – 70 min
Classificação etária: 12 anos

Dia 27, domingo
13h: Retrospectiva Brasileira: Helena Solberg / "Vida de Menina"/ Helena Solberg - Brasil/2004 - 101 min
Classificação etária: Livre
Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, acompanha-se dois anos na vida da adolescente Helena.
Seleção oficial Festival de Gramado 2004 – Vencedor de 6 Kikitos, Festival do Rio 2004 - Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, 15º Festival de Cinema de Natal 2005, Festival Cineport 2006, 28ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 8º Festival de Tiradentes, Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, Festival Internacional de Cinema de Miami, Rencontres de Cinema d'Amérique Latine de Toulouse, 1º Festival de Verão de Porto Alegre, Femina e Cine Brazil 2005 – Gotemburgo.

16h: Competição Internacional Longas / “Retorno A Homs” / Talal Derki – Síria – 88 min
Classificação etária: 18 anos
Filmado ao longo de três anos na cidade síria de Homs, o documentário registra a trajetória de dois jovens, Basset, de 19 anos, e Ossama, 24, envolvidos na guerra civil no país.

18h: Competição Internacional Longas / “Ai Wei Wei – O Caso Falso” / Andreas Johnsen – Dinamarca – 86 min
Classificação etária: 12 anos
Acompanhando Ai Weiwei por mais de um ano, após sua detenção por três meses, o filme examina os métodos pelos quais o artista lida com as restrições impostas pelo governo.

20h: Competição Internacional Longas / “Aldeia De Alao” / Li Youjie – China – 75 min
Classificação etária: 12 anos
Ao fazer 30 anos, o diretor resolve voltar à sua aldeia natal, que ele abandonou aos 17 anos para cursar a universidade, rompendo a tradição de uma longa linhagem de camponeses.

Foto: "20 Centavos" (Tiago Tambelli/Brasil)

xx

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.