FecharX

20° Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha

Evento encerrado

Data

06/05/19 até 11/05/19

Seg, Ter, Qua, Sex | 11:00 - 20:00

Qui | 11:00 - 21:00

Sab | 11:00 - 16:00


Créditos da imagem: Divulgação / DAC UFMG

A 20° Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha está de volta a BH a partir desta segunda-feira (6), às 11h, na UFMG.

O evento, que vai trazer diversos produtos típicos da região, como vasos, quadros, bonecos, colares, colchas, entre outros, também vai contar com apresentações musicais, performances, lançamento de livro e documentário de artistas da região. A proposta do encontro é articular o diálogo entre artesões e a comunidade mineira, além de valorizar artistas de dentro e fora do Vale do Jequitinhonha. 

Na abertura da Feira, às 11h, acontece o lançamento do livro Sabença, que reúne diferentes narrativas sobre a nova geração de artesãos da região. Na sequência, às 12h30, o cantor Rubinho do Vale sobe ao palco da Praça de Serviços da UFMG.

Na terça-feira (6), às 12h30, é a vez do cortejo Nossas Vidas em Cantos Dançados, com os Erês Mensageiras dos Ventos. O coletivo, formado em 2018 e composto por artistas de teatro, dança, circo e música, trará performances inspiradas nos cortejos circenses tradicionais, marcados por expressões culturais negras de Cuba, da dança nordestina e das cirandas. 

Já na manhã da quarta-feira (8), às 9h30, tem a Audiência Pública Artesanato Mineiro, no auditório da Reitoria. Em seguida, às 12h30, haverá apresentação da Orquestra de Choro da UFMG, na Praça de Serviços.

No mesmo local, na quinta-feira (9), às 9h, será a vez da roda de conversa Salvaguarda do Artesanato em Barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA/MG). Já às 17h30 tem a performance Pequenas Histórias de Mim Mesmo, do Teatro Universitário da UFMG. Em seguida acontece o lançamento do documentário Yékity - A Vida Fio a Fio, que propõe um poema visual contado pelos habitantes do Vale do Jequitinhonha, tendo o rio como grande articulador das narrativas.

Para encerrar a programação artística, na sexta-feira (10), às 12h30, o cantor e compositor Carlos Farias sobe ao palco com o show Canções e Histórias do Brasil Profundo. No repertório vão estar canções que traduzem a mistura étnica que originou a música brasileira de raiz. 

A Feira de Artesanato acontece até o dia 11 de maio, na segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 9 às 18h; na quinta-feira, das 9 às 19h; e no sábado, das 9 às 14h. A entrada é gratuita. 

Programação cultural

Segunda-feira (6)
Praça de Serviços da UFMG
11h - Abertura Oficial da Feira e lançamento do livro Sabença
12h30 - Show Rubinho do Vale: um cantador do Jequitinhonha

Terça-feira (7)
Praça de Serviços da UFMG
12h30 - Cortejo Nossas Vidas em Cantos Dançados! (Erês Mensageiras dos Ventos)

Quarta-feira (8)
Auditório da Reitoria da UFMG
9h30 - Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Artesanato Mineiro: Perspectiva

Praça de Serviços da UFMG
12h30 - Concerto da Orquestra de Choro da UFMG

Quinta-feira (9)
Praça de Serviços da UFMG
9h - Roda de conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA/MG)
17h30 – Performance teatral Pequenas histórias de mim mesmo (Teatro Universitário UFMG)
18h15 - Lançamento do documentário Yékity - A Vida Fio a Fio

Sexta-feira (10)
Praça de Serviços da UFMG
12h30 – Show Canções e Histórias do Brasil Profundo, de Carlos Farias 

Pontos de venda


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.