FecharX

Arte Solo

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

20/06/14 até 22/06/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 12:00


Nos dias 20, 21 e 22 de junho, sexta, sábado e domingo, a Praça da LiberdadeCircuito Cultural da Praça da Liberdade recebem uma grande manifestação cultural com a chegada do projeto "Arte Solo". O projeto é composto por diversas manifestações culturais e artísticas, como dança, teatro, música, gastronomia, artes visuais, literatura, intervenções urbanas e claro conteúdo infantil como contação de história e circo. 

"Arte Solo"
O evento tem como objetivo homenagear nossos hermanos de las Américas em um mesmo solo, além de estimular a arte e suas diversas expressões, promover o intercâmbio com outras culturas e países e celebrar, junto aos artistas mineiros, as origens e as riquezas dos países da América numa mostra de espetáculos. 

Além dos mais conceituados nomes da cena cultural de Minas, como Tizumba, Rui Moreira, Rodrigo Borges, Nivaldo e Cid Ornelas, Marcus Vinile, Marina Machado, Denise Reis, Juarez Moreira e Xande Tamietti, o Arte Solo conta ainda com artistas que irão se apresentar pelos jardins da Praça e escadarias dos Espaços Culturais com intervenções. 

As artes plásticas promoverão a homenagem pelos 90 anos de Fernando Sabino, receberão ainda as telas dos meninos do Projeto Arte Favela e a sustentabilidade nas obras de Sérgio Zauli, já as artes cênicas serão acolhidas pelo Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial Minas Gerais Vale e Espaço do Conhecimento da UFMG

Programação

Dança

B-BOYS – Rodrigo, Fábio Nogueira e Ledinir | BREAKING NO ASFALTO
O Breaking no Asfalto propõe a ocupação dos espaços urbanos divulgando e consolidando as matrizes da cultura urbana e os valores de cidadania. Os BBoys defendem que a arte de rua não é uma arte nacional, não tem um país e sua origem não é reconhecida por uma questão simplesmente geográfica, a arte de rua é construída pela rua e seus sujeitos, sobretudo a interação desses sujeitos com a arte.

Dia 20/06, no Palco Arte | Praça da Liberdade, às 18h
Dia 21/06, na Alameda da Educação | Praça da Liberdade, às 17h30
Dia 22/06, na Alameda da Educação | Praça da Liberdade, às 16h

Rui Moreira
Um artista completo, este é o resumo perfeito para Rui Moreira, bailarino, coreógrafo e investigador de culturas. Apesar de ter nascido em São Paulo, o artista escolheu BH para propagar sua arte. Na capital, participou dos principais e mais respeitados grupos de dança. Para o Arte Solo, Rui apresentará ao público o espetáculo Receita, uma coreografia surpreendente que usa desde um simples procedimento culinário, a confecção de um bolo xadrez.

Dia 21/06, no Palco Arte | Praça da Liberdade, às 16h

Música

Leonardo Macedo
Formado em música pela UEMG, o jovem flautista, Leonardo Macedo, carrega em sua bagagem importantes apresentações por todo o estado. Entre seus shows, destaca-se Se eu pudesse entrar em sua vida. Atualmente, integra o Grupo de Choro do Palácio das Artes. Léo estará no Arte Solo com repertório diversos.

Dia 20/06, Pela Praça, a partir de 17h às 19h
Dia 21/06, Pela Praça, a partir de 14h às 16h
Dia 22/06, Pela Praça, a partir de 16h às 18h

Claudia Barcellos
A violinista Claudia Barcellos emocionará o público da Praça da Liberdade com uma apresentação itinerante. Interpretando serestas, cantigas, modinhas, entre outros. A artista homenageará o Clube da Esquina criando um estilo próprio, que vai do compasso da valsa ao rock de Beto Guedes.

Dia 20/06, Pela Praça, a partir de 17h às 19h
Dia 21/06, Pela Praça a partir de 10h às 14h
Dia 22/06, Pela Praça, a partir de 17h às 19h

Marx Marreiro
O jovem Marx Marreiro é estudante de música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e dedica sua vida artística ao Acordeon, desde o ano de 2011. Em sua carreira, já esteve ao lado da dupla Antônio Carlos e Renato e do grupo de forró Swing de Palha. No Arte e Solo fará uma apresentação itinerante misturando jazz, tango e baião.

Dia 20/06, Pela Praça, a partir de 17h às 19h
Dia 21/06, Pela Praça, a partir de 15h às 17h
Dia 22/06, Pela Praça, a partir de 13h às 15h

Maurício Tizumba
Músico, ator, compositor e cantor. Mauricio Tizumba é um dos mais respeitados e conceituados artistas mineiros. Em sua história musical, Maurício traz forte influência do congado mineiro e de manifestações culturais e religiosas, sendo símbolo da cultura negra e popular do estado. O cantor será o responsável pela abertura oficial do Arte Solo.

Dia 20/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 20h30

Marcus Vinile
O cantor ganhou destaque nacional com a participação no programa Fama da Rede Globo. Aos 14 anos Marcus Vinile se entregou à música popular brasileira. Suas referências estão nas canções de Caetano Veloso, Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, entre outros. Atualmente, se apresenta por todo o país e colhe os frutos do sucesso de Nas Nuves, de sua autoria, gravado pelo Jeito Moleque.

Dia 21/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 12h
Dia 22/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 13h30

Denise Reis
Além de ser cantora, Denise Reis carrega na bagagem a arte de tocar violino e de compor. Ainda aos 16 anos viajou por onze países em turnê pela Europa com o Coral Julia Pardini de Belo Horizonte. Em seus shows, um desfile por sonoridades com alto requinte e elegância na execução dos arranjos e instrumentos. Uma poesia moderna, recheada de nuances e imagens que se encaixam perfeitamente à musicalidade desta artista.

Dia 21/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 15h

Juarez Moreira
A paixão pela música surgiu ainda na adolescência. Desde pequeno, Juarez Moreira ouvia jazz ao lado do pai e aos 12 anos aprendeu, sozinho, a tocar violão. Atualmente é um músico completo: violonista, guitarrista, compositor, arranjador e produtor. No Arte Solo apresentará seu trabalho autoral solo e releitura da música mundial.

Dia 21/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 18h

Nivaldo Ornelas
Nascido em uma família de músicos, Nivaldo Ornelas é um renomado saxofonista belorizontino. Sua carreira começou ainda quando criança, tocando clarinete na escola. Em 1963 se especializou em saxofone. Atualmente é considerado um dos maiores músicos mineiros, fazendo sua carreira ao lado de grandes artistas, como Milton Nascimento.
Além de composições mineiras, no Arte Solo o músico homenageará a América Latina.

Dia 21/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 20h30

DJ Rafael Oriente
Rafael Oriente será o responsável por animar a pista do Arte Solo. O mineiro redeu-se à paixão de discotecar e desde então vem se apresentando em importantes eventos. Sua influência sempre foi a MPB (Música Popular Boa), hits dos anos 70 e black music, porém, samba, rock, rap e música latina também estão em seu repertório, tornando suas apresentações sempre ecléticas.

Dia 20/06, Eletrolata, a partir de 17h
Dia 21 e 22/06, Eletrolata, a partir de 11h

Dylton Lima
Dylton Lima nasceu no sul do país mas escolheu BH para viver. Na capital mineira começou sua carreira a frente da banda Kamuflagem. Nos anos 2000 e 2001 foi backing vocal do grupo Jota Quest. Atualmente dedica-se a banda Was, que já lhe rendeu indicação ao Grammy Latino em 2009, e, ao projeto Dylton Lima Trio. No Arte Solo o músico promete animar o público com grandes sucessos do pop rock.

Dia 22/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 12h e 17h30

Cid Ornelas
Sua arte, ao traduzir a riqueza da musicalidade mineira, tem voado mundo afora, com shows em todo o país e no exterior. É rica a fonte que inspira o vasto universo de sua formação: viaja por Beatles, bossa nova, jazz, música clássica, sons e batuques da Folia de Reis e todos os acordes de bom gosto.

Dia 22/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 15h

Rodrigo Borges
Representante da 2ª geração do Clube da Esquina, Rodrigo Borges cresceu ao lado de importantes nomes da música mineira. Em 2011, o belorizontino esbanjou talento durante uma apresentação na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, onde conquistou o público e ganhou destaque no cenário musical.

Dia 22/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 16h

Marina Machado 
A bela e talentosa Marina Machado apresentará no Arte Solo seu novo álbum Quieto um Pouco. Durante o show a mineira fará um balanço dos 22 anos de carreira. Além dos novos hits, relembrará os grandes sucessos de sua carreira, brincando com a plateia com algumas surpresas musicais e mostrando toda sua versatilidade: cantar baixinho, soltar sua voz potente de roqueira e também mostrar seu lado cômico.

Dia 22/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 18h

Xande Tamietti
Um dos maiores bateristas brasileiros, Xande Tamietti ganhou fama nacional ao lado da banda Pato Fu. Sua paixão pelo instrumento começou ainda na infância, quando, ao lado de seu pai, aprendeu a tocar o instrumento. Em 2010 foi destaque na crítica nacional, após gravar o CD Música de Brinquedo tocando em uma mini bateria, mostrando toda sua musicalidade.

Dia 22/06, Palco Arte | Praça da Liberdade, às 20h

Intervenções

Helder Quiroga
Roteirista, Diretor de Cinema e Produtor Cultural. Helder Quiroga carrega no peito duas paixões: o cinema e a poesia. Além de ter formação em Comunicação Social e pós graduação em Cinema, há mais de 20 anos dedica-se a escrever e publicar textos poéticos. No Arte Solo lançará seu primeiro livro: Rebento. A publicação é um manifesto apaixonado sobre o ato poético. Em um sarau declamará ao público alguns de seus poemas e contará com a participação do músico Vitor Santana.

Dia 21/06, a definir

Paloma Parentoni
Paloma Parentoni tem um currículo artístico completo: autodidata, produtora e gestora cultural, performer, cronista do blog Solteiras e Descoladas, diretora de videoclipes, DJ e produtora musical. No Arte Solo apresentará Trajeto do Afeto, uma ação poética que busca, através de instalação de objetos de estética amorosa, a pausa, o respirar do corpo do artista e do espectador.

Dia 23/06, Alameda da Educação, a partir de 13h

Artes Plásticas

90 Anos de Fernando Sabino
Em comemoração aos 90 anos de um dos ícones da literatura brasileira, o Arte Solo receberá uma programação que conta com a curadoria de Bernardo Sabino, filho de Sabino. Parte do acervo será exposto na Praça da Liberdade, que ficará pequena para a grandiosidade de seu trabalho.

Dias 20, 21 e 22/06, Alameda da Educação | Praça da Liberdade, a partir de 10h

Arte Favela
Durante o Arte Solo, o público conhecerá as obras produzidas por trinta jovens de 14 a 29 anos, de cinco comunidades de Belo Horizonte – Vila Presidente Vargas (Bairro Goiânia), Vila Marçola (Serra), Cabana do Pai Tomás, Barragem Santa Lúcia e Alto Vera Cruz. Os painéis retratarão a cultura da capital mineira por meio da realização de oficinas de grafite. 

Dias 21 e 22/06, Área de Exposição, a partir de 10h30

Marcelo Blade
Conceituado ícone da moda mineira, o alfaiate de alta-costura, Marcelo Blade, há 20 anos dedica sua carreira a confeccionar peças para noivos. A paixão pela costura surgiu aos 13 anos de idade, quando o mineiro começou a trabalhar ao lado de seu pai. Atualmente, além de se dedicar a moda masculina, Marcelo cria colete/avental para importantes chefs de cozinha. No Arte Solo, o público poderá conhecer e adquirir suas criações.

Dias 21 e 22/06, Alameda da Educação, a partir de 10h30

Ataíde Miranda
Quem anda pelas ruas de BH, principalmente na região da Savassi, com certeza já se deparou com algum trabalho de Ataíde Miranda. A imagem da virgem de Guadalupe, estampada no quarteirão da Fernandes Tourinho com Cristóvão Colombo é uma prova do talento do artista plástico que é autodidata e se inspira em temas lúdicos e teatrais. No Arte Solo, Ataíde fará criações ao vivo, teletransportando o público ao seu mundo.

Dias 21 e 22/06, Alameda da Educação, a partir de 15h30


Rafael Boneco 
As artes de Rafael Boneco estão espalhadas pelas ruas de toda Belo Horizonte. "Colando, pintando, construindo", o grafiteiro é conhecido pelo trabalho realizado em Superfícies Efêmeras. No Arte Solo realizará trabalhos em tapume com o tema livre. Venha conhecer este grande artista mineiro.

Dias 21 e 22/06, Alameda da Educação, a partir de 15h30

Teatro

Pigmalião Escultura que Mexe
O Pigmalião Escultura Que Mexe, foi criado em 2007 e hoje é um dos mais respeitados grupos de marionete do estado. O objetivo principal da companhia é comover, principalmente o público adulto, com o mistério da marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o teatro visual. No Arte Solo irão apresentar o espetáculo O Verbo que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis.

Dia 21/06, Praça da Liberdade, às 19h30
Dia 22/06, Praça da Liberdade, às 19h

Ramanery
Provocar, assim pode ser resumido o objetivo de Ramanery ao divulgar sua arte. O artista carrega grandes apresentações em seu portfólio, como: Colméia, Satirus e Aos pés Aracne. No Arte Solo levará a magia do espetáculo "Entrelinhas - 2014" onde provocando o público com sua postura inusitada, inserindo-se em diferentes espaços e ocasiões.

Dia 20/06, Praça da Liberdade, 19h30
Dia 22/06, Praça da Liberdade, 19h30 

Para Todas as Idades

Circo
Não precisa de um picadeiro para espalhar alegria, o Arte Solo proporcionará o mesmo encanto dos grandes circos trazendo para o público pequenas apresentações circenses. Durante os dias 20,21 e 22 de junho, a Praça da Liberdade será palco de shows com palhaços, malabares, bicicleta da poesia e muito mais. Uma programação para toda família. Venha se divertir!

Todos os dias Local: Pela Praça, às 11h- 15h-16h-18h-19h30

Pierre André
"Ator, inventador e contador de histórias, fazedor de brincadeiras e outras coisinhas mais", é assim que Pierre André se auto apresenta. No Arte Solo, além de arrancar boas risadas, promete emocionar o público com a apresentação da Carroça de Histórias. Um espetáculo que mexerá com a imaginação de todos. Perfeito para toda a família.

Dia 21/06, Praça da Liberdade, 11h e 15h
Dia 22/06, Praça da Liberdade, às 11h e 15h

Conceição Rosière 
A artista plástica Conceição Rosière dedica-se a mais de 20 anos ao teatro de boneco. Seu trabalho vai da confecção dos personagens à criação de textos e direção de espetáculos. No Arte Solo apresentará a peça “Num Piscar de Olhos”, onde o público irá interagir com uma caixinha de músicas e acompanhar em um piscar de olhos o sonho mágico de uma fada.

Dia 21/06, Praça da Liberdade, 12h30
Dia 22/06, Praça da Liberdade, 12h30

Você já se imaginou apresentando seu trabalho artístico solo no Coreto da Praça da Liberdade? Sua chance chegou! http://goo.gl/28kcvY. O Projeto ainda convida a todos para trazer agasalhos para serem doados a entidades carentes que são assistidas pelo Instituto Ativa Brasil.

eventos

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.