FecharX

Café com Poesia - Poeta Wilmar Silva no MMM

Museu das Minas e do Metal

Café com Poesia - Poeta Wilmar Silva no MMM

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

01/05/14 até 01/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:30


Quinta-feira é dia do projeto Café com Poesia no Museu das Minas e do Metal. Na edição do dia 1º de maio, feriado do trabalhador, às 19h 30, o poeta Wilmar Silva de Andrade apresenta um retrato de Orides Fontela e sua poética original. Participação especial da poeta e ensaísta Vera Casa Nova.

Orides Fontela é considerada uma das poetas essenciais da literatura brasileira do século XX, ao lado de Hilda Hilst e Cecília Meireles. Mesmo que seu nome permaneça no anonimato literário brasileiro, especialmente por conta de seu temperamento amargo e explosivo, seu talento nunca foi negado, desde os primeiros versos que compôs. De poética original, temas como o silêncio, a morte, o amor ágape e a natureza permeiam sua obra, que será explorada por Wilmar Silva de Andrade e Vera Casa Nova.

O evento integra o Toda Quinta e Muito MMMais, com atrações gratuitas nas noites de quinta-feira e novas propostas de interação entre artistas e público.

Orides Fontela (São João da Boa Vista (SP), 1940/ Campos do Jordão (SP), 1998)
Estudou filosofia na USP e fez parte da “Geração de 60”. Publicou seus primeiros poemas em 1956, no periódico O Município, de São João da Boa Vista. Transposição, primeiro livro de poesias, foi lançado em 1969. Helianto (1973), Alba (1983) – com o qual venceu o Prêmio Jabuti de Poesia – Rosácea (1986), Trevo 1969-1988 (1988) e Teia (1996), vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria "Poesia”, foram editados na sequência e entraram para o rol de livros raros de se encontrar em livrarias e até em sebos. Em 2006, oito anos após sua morte, parte da obra de Orides foi compilada em um exemplar pela editora Cosac Naify, Poesia Reunida (1969-1996), que também ganhou o prêmio da APCA.

Vera Casa Nova
Escritora, poeta, ensaísta e professora da Faculdade de Letras da UFMG. Atua como pesquisadora de poéticas contemporâneas. Publicou vários livros de poesia e, como ensaísta, tem publicações em revistas e coletâneas nacionais e internacionais. Em 2012, esteve no programa Língua Afiada do MMM para debater sobre seu livro Fricções – Traço, Olho e Letra (UFMG, 2008), em que propõe o contato com obras e pensamentos de escritores, filósofos e artistas visuais, como Platão, Roland Barthes, Kandinsky, Leonardo da Vinci e Haroldo de Campos.

Wilmar Silva de Andrade
Nasceu em Rio Paranaíba (MG) em 30 de abril de 1965. É poeta, performer, editor e artista visual e sonoro. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Foi criador da Poesia Biosonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto “Terças Poéticas”, em Belo Horizonte.

Foto: Wilmar Silva de Andrade

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.