FecharX

Circuito Literário Praça da Liberdade - Praça da Liberdade

Praça da Liberdade - Funcionários

Circuito Literário Praça da Liberdade - Praça da Liberdade

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

12/11/14 até 16/11/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 12:00


Créditos da imagem: Divino Adivincula

Entre os dias 12 e 16 de novembro, o Circuito Cultural Praça da Liberdade promove seu primeiro Circuito Literário. Com o tema “Uma Pausa Para Você e as Palavras”, o evento propõe uma pausa para a leitura, em meio à agitação do dia a dia, e transforma a Praça da Liberdade em uma cidade das palavras.  Todos os espaços culturais do Circuito participam do evento.

Confira abaixo a programação da Praça da Liberdade:

Quarta-feira, 12 de novembro

17h - Cortejo de abertura e histórias no Banco da Praça. Uma intervenção musical dos educadores do Circuito Cultural Praça da Liberdade, que percorrem um curto trajeto convidando o público a participar da atividade. Na sequência, os educadores se revezam na narração de três pequenas histórias, de forma lúdica.

20h30 - Espaço Sarau. Sarau Liberdade 1: Sarau Vira Lata (MG) convida Allan Jonnes do Sarau Debaixo (SE). A poesia vai ocupar a Praça da Liberdade em todas as noites durante o Circuito Literário. Um grupo de Belo Horizonte será o anfitrião, sempre com a presença de um representante de um sarau convidado de outro estado brasileiro. A participação é aberta ao público.

Sarau Vira Lata (MG): Com a proposta de convidar o público a compartilhar cultura de forma livre e horizontal, ocupando os mais diversos espaços da cidade, o sarau Vira Lata completa três anos de intensa atuação e representatividade na Capital mineira.

Allan Jonnes / Sarau Debaixo (SE): Allan Jones tem 24 anos, vive em Aracaju, é poeta e integrante do coletivo de literatura Sarau Debaixo. Vencedor em 2013 do ZAP Slam (competição de spoken world), edição especial com poetas do Brasil; do Slam da Guilhermina (SP) no mesmo ano; e da 1ª edição do Tagarela, o maior Slam do mundo (RJ).

Quinta-feira, 13 de novembro

9h30 - Cortejo e esquete teatral: Uma intervenção musical dos educadores do Circuito Cultural Praça da Liberdade, que percorrem um curto trajeto convidando o público a participar da atividade. No esquete teatral o participante é convidado a conhecer, por meio da visão de personagens inusitadas, um pouco da história da cidade de Belo Horizonte, do Palácio da Liberdade e da Praça da Liberdade.

20h30 - Espaço Sarau: Sarau Liberdade 2: Sarau Comum (MG) convida poeta PAz do Sarau Tagarela (RJ) A poesia vai ocupar a Praça da Liberdade em todas a noites durante o Circuito Literário. Um grupo de Belo Horizonte será o anfitrião da noite, sempre com a presença de um representante de um Sarau convidado de outro estado brasileiro. A participação é aberta ao público.

Sarau Comum (MG): um encontro das artes, seja ela qual for, promovido pelo Espaço Comum Luiz Estrela, um centro cultural comunitário dedicado à formação e expressão popular em Belo Horizonte.

Poeta Paz / Sarau Tagarela (SE): Professor, mestre e doutorando em Ciências Sociais, é um dos introdutores da prática do slam-poetry no Rio de Janeiro. Representante do Sarau Tagarela, que é realizado no espaço urbano em forma de desafios, fazendo uso da palavra de modo espontâneo e libertador, Paz organizou recentemente o livro Tagarela (2014).

Leitura Nua (MG): Criado em Belo Horizonte no início de 2014, o Leitura Nua une literatura, teatro, performance, sarau e sua interface com o erotismo, propondo várias formas de pensar a nudez. 

Kaio Bruno Dinossauro / Sábado no Parque (GO): Poeta, agitador cultural, professor de Português, cantor e compositor. Lançou em 2012 o PEG & PAG, seu primeiro livro de poemas, e recentemente lançou o disco De nada. Coordena o selo literário Letra Livre, que agita Goiás com saraus, publicações de novos autores e diversas ações de poesia e artes integradas.  

Sexta-feira, 14 de novembro

10h - Teatro e exposição SLU

20h30 - Espaço Sarau: Sarau Liberdade 3: Leitura Nua (MG) convida Kaio Bruno Dinossauro, do Sábado no Parque (GO) A poesia vai ocupar a Praça da Liberdade em todas as noites durante o Circuito Literário. Um grupo de Belo Horizonte será o anfitrião da noite, sempre com a presença de um representante de um Sarau convidado de outro estado brasileiro. A participação é aberta ao público. 

Sábado, 15 de novembro

10h às 22h - Feira de Publicações Independentes

20h30 - Espaço Sarau: Sarau Liberdade 4: Sarau Goma (MG) convida Chacal, do CEP 20.000 (RJ) A poesia vai ocupar a Praça da Liberdade em todas a noites durante o Circuito Literário. Um grupo de Belo Horizonte será o anfitrião da noite, sempre com a presença de um representante de um Sarau convidado de outro estado brasileiro. A participação é aberta ao público. 

Sarau Goma (MG): Espaço de experimentação estética e política, com foco na poesia e aberta a todo tipo de expressão e mistura. Performance, break, dança contemporânea, canções, rap, música eletrônica, literatura, publicações, cinema, artes plásticas. Autoral, independente e diversa!

Chacal / CEP 20.000 (RJ): Carioca, autor de 14 livros de poesia, entre eles “Muito Prazer” (1971), Bervedere (2007), Murundum (2012). Cronista, letrista, dramaturgo, ator e performer, apresentou seu monólogo autobiográfico “Uma História à Margem” em Frankfurt e Harvard.

Domingo, 16 de novembro

12h às 19h - Coral Era uma Vez, com Gê Lara e Uirapuru Canto Livre

12h às 19h - Feira de Publicações Independentes

14h - Espaço Sarau: Sarau Liberdade 5: Coletivoz Sarau de Periferia (MG) convida Daniel Minchoni, do Sarau do Burro (SP). A poesia vai ocupar a Praça da Liberdade em todas as noites durante o Circuito Literário. Um grupo de Belo Horizonte será o anfitrião da noite, sempre com a presença de um representante de um Sarau convidado de outro estado brasileiro. A participação é aberta ao público.

Coletivoz Sarau de Periferia(MG): O Coletivoz propõe a livre participação dos artistas e alimenta em seu conceito a permanência na periferia por acreditar na importância de que haja um ponto de poesia e de resistência cultural na borda da cidade. Coletivoz, à luta, à voz! Daniel Minchoni / Sarau do Burro (SP): Poeta, grafiteiro, editor, apresentador e idealizador de eventos literários, é o criador do Sarau do Burro, que acontece mensalmente em São Paulo e recebe artistas, poetas e admiradores de diversas regiões da cidade.

15h30 às 21h30 - Festa Transa

Com os DJs Carou Araújo (MG), Alfredo Sousa (MG) e Bruno de Castro (MG) A Transa! é uma festa mensal realizada nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo cuja premissa básica é a difusão da música da brasileira, desde os clássicos do passado até o que têm sido produzido pela cena musical contemporânea. Participou de festivais importantes como Conexão BH e Virada Cultural Belo Horizonte.

17h - Intervenção Moda e Literatura, com estudantes do curso Design de Moda do UniBH: Apresentação performática de estampas digitais criadas pelos estudantes de Design de Moda do UniBH em que cobrir, descobrir, recobrir e encobrir configuram ações simbólicas impregnadas de significados e conexões artísticas e estéticas. Desenvolvidas a partir da leitura e interpretação de romances, contos, poemas e novelas, as imagens impressas em lenços, echarpes e cangas ressaltam o sentido mais profundo da interligação entre texto – textura – tessitura – tecido.

18h - Praça da Liberdade, em frente ao CCBB-BH e ao Prédio Verde: Chuva de Poesia, por Guilherme Mansur (MG). Filipetas de papel colorido com poemas impressos são lançadas ao sabor do vento que as espalha sobre as pessoas: é um meio lúdico de se provocar a leitura de poesia pela fugaz ocupação dos espaços públicos. A intervenção no Circuito Literário terá o tema “90 anos da redescoberta do barroco mineiro pelos modernistas paulistas. 27 poemas de Oswald de Andrade desdobrados em 30 mil folhetos coloridos”. 

Guilherme Mansur: poeta, editor e tipógrafo, tem poemas publicados em diversas revistas e jornais literários, entre os quais Suplemento Literário de Minas Gerais, Mais e Folhinha (Folha de São Paulo), revistas Olhar e ETC (Curitiba), revista Bric-a-Bric (Brasília).

Educativo e programação infantil

Cortejo e Histórias no banco da praça
12/11 (quarta), às 15h; 13 e 14/11 (quinta e sexta), às 17h; 15 e 16/11 (sábado e domingo), às 10h30

Uma intervenção musical dos educadores do Circuito Cultural Praça da Liberdade, que percorrem um curto trajeto convidando o público a participar da atividade. Na sequência, os educadores se revezam na narração de três pequenas histórias, de forma lúdica.

Visita teatralizada
13/11 (quinta), às 9h30

Na visita, o participante é convidado a conhecer, por meio da visão de personagens inusitadas, um pouco da história da cidade de Belo Horizonte, do Palácio e da Praça da Liberdade, contada pelos educadores do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Trem das Histórias
13 e 14/11 (quinta e sexta), às 10h

A educadora Lívia Camargos fará um convite às crianças da Praça para participarem de uma viagem imaginária no Trem das Histórias. Uma realização do Vale Verde Alambique e Parque Ecológico.

Processo Poesia Concreta
14, 15 e 16/11 (sexta, sábado e domingo), às 13h

A Atividade Poesia Concreta, realizada pelos educadores do Circuito Cultural Praça da Liberdade, convida o visitante a explorar as diversas possibilidades de combinações das palavras, suas disposições em determinado espaço, os impactos visuais, sonoros e rítmicos dessas articulações.

Drummonzinhos
15/11 (sábado), 14h

Cinco meninos de Itabira que declamam poemas de Carlos Drummond de Andrade.

I Festival de Contadores de Histórias
15/11, das 15h às 17h; e 16/11, das 13h às 17h 

De hora em hora, histórias de diversas partes do mundo, apresentados com muita música, bonecos e criatividade (senhas distribuídas 30 minutos antes de cada sessão). Projeto realizado pelo CCBB-BH.

Confira também a programação dos demais espaços nos links abaixo:

Academia Mineira de Letras

Arquivo Público

Biblioteca Pública

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro de Arte Popular Cemig

Espaço do Conhecimento UFMG

Horizonte Sebrae

Memorial Minas Gerais Vale

MM Gerdau

Museu Mineiro

Prédio Verde

Sesc Palladium

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.