FecharX

Circuito Municipal de Cultura

Local não informado

Circuito Municipal de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

22/01 até 25/01

Seg, Sex | 12:00

27/01 até 27/01

Qua | 19:00

31/01 até 31/01

Dom | 16:00


Créditos da imagem: Luiz War/ shutterstock

O Circuito Municipal de Cultura contará com três grandes ações, integralmente virtuais, na segunda quinzena de janeiro. Hoje (22) e no próximo dia 25 acontecem apresentações do Mapeando Minha Quebrada, projeto que visa fortalecer o vínculo de jovens de BH com as comunidades periféricas onde vivem. Por sua vez, a primeira parte do documentário Serrão Berço da Cultura, dirigido por artistas do Aglomerado da Serra, será exibida no dia 31. 


Já o Circuito Cine Clube, realizado ao longo de 2020, volta este ano no dia 27, com a sessão comentada do curta Amor em Migalhas. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

 

Mapeando Minha Quebrada

Realizado desde 2015, Mapeando Minha Quebrada é um projeto de Thales do Amaral Santos, aprovado no edital “Descentra 2018” (0489/2018), que propõe a criação de mapeamentos que trazem novos olhares para comunidades periféricas da cidade. Por meio da iniciativa, jovens são convidados a traçar mapas afetivos das “quebradas” onde vivem – ou seja, mapas que valorizam as atividades artísticas, os sentimentos, as relações e os encontros.  


Em quatro diferentes datas, sempre às 12h, serão apresentados na programação do Circuito Municipal de Cultura mapas de quatro comunidades: no dia 18, foi mostrado o mapa da Pedreira Prado Lopes; no dia 20, do Morro das Pedras; no dia 22, do Pindorama; e, no dia 25, será mostrado o da Granja de Freitas e Alto Vera Cruz. Os mapeamentos, que trazem fotografias e textos feitos pelos jovens participantes do projeto, serão exibidos por meio de galerias de imagens no Instagram e no Facebook do Circuito. 

 

Cine Clube 
O dia 27 de janeiro marca o retorno do Circuito Cine Clube, projeto lançado e realizado ao longo de 2020, com a exibição online de diversos filmes. Às 19h, será exibido com exclusividade, no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, um trecho do curta-metragem Amor em Migalhas, que ainda está em processo de finalização. Dirigida por Alexandre Dubiela, a animação conta a história de Antônio, que levava uma vida melancólica até que um dia uma revoada de pássaros o ajudou a se conciliar com seu passado. Após o trecho do filme, haverá a exibição de uma sessão comentada pelo diretor, que também fala no vídeo sobre a produção “caseira” de curtas-metragens em animação. 


Documentário 

Fechando o mês de janeiro, o Circuito Municipal de Cultura exibe, no dia 31, às 16h, a primeira parte de Serrão Berço da Cultura. Dividido em dois capítulos, o documentário aborda a resistência artística do Aglomerado da Serra de forma interseccional e é dirigido pelos artistas Maíra Neiva, Pablo Xavier, Negona Dance e Simone, todos moradores da comunidade. Intitulado Mulheres que Inspiram, o primeiro episódio apresenta o cotidiano de mulheres do “Serrão” que são mães e avós de artistas locais, costurando temas como memória e ancestralidade.  


O episódio será exibido pelo canal no Youtube da FMC e pelo Facebook do Circuito.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.