FecharX

Com 16 atrações, Semana do Conhecimento Mineiro debate a gastronomia

Local não informado

Com 16 atrações, Semana do Conhecimento Mineiro debate a gastronomia

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

17/08/21 até 17/08/21

Ter | 21:00 - 23:00

18/08/21 até 20/08/21

Qua, Qui, Sex | 20:30 - 22:30

21/08/21 até 22/08/21

Sab, Dom | 20:00 - 22:00


Créditos da imagem: @leogoodgod
Para ampliar os temas envolvidos, foram convidados desde chefs e cozinheiros até empreendedores e instituições, no intuito de se transformar em uma importante ferramenta de discussão sobre os modos de fazer de nossa culinária
Para ampliar os temas envolvidos, foram convidados desde chefs e cozinheiros até empreendedores e instituições, no intuito de se transformar em uma importante ferramenta de discussão sobre os modos de fazer de nossa culinária

A 2ª edição da Semana do Conhecimento Mineiro, que reúne profissionais renomados de diversas áreas para discutir a gastronomia mineira, o cenário da gastronomia atual e novas perspectivas começa nesta terça-feira (17) e segue até domingo (22). A programação é 100% virtual e gratuita, conta com palestras, mesas redondas e aulas-shows e pode ser acompanhada no YouTube do Projeto Fartura - Comidas do Brasil.

A iniciativa foi criada para debater gastronomia e a sua importância para a formação da identidade do povo mineiro. Para ampliar os temas envolvidos, foram convidados desde chefs e cozinheiros até empreendedores e instituições, no intuito de se transformar em uma importante ferramenta de discussão sobre os modos de fazer de nossa culinária.

As palestras contam com temáticas variadas. A turismóloga Fernanda Fonseca aborda “Plano da Cozinha Mineira e processo para reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural”. A chef de cozinha, historiadora, escritora e empresária que cuida do legado de Dona Lucinha, Márcia Nunes, apresenta “O impacto feminino no modo de fazer e a importância da mulher na gastronomia”.

Rafael Quick, da Cervejaria Vilela, é convidado a falar sobre o renascimento dos mercados mineiros, enquanto o chef e proprietário do restaurante Xapuri, Flávio Trombino, apresenta a palestra “Minas se encontra em BH”. O processo de candidatura de BH ao título de Cidade Criativa da Unesco é apresentado ao público por Ana Gabriela Baeta (Belotur). Além disso, a chef-proprietária do restaurante Capim Santo e curadora do Fartura, Morena Leite, fala sobre como preservar as tradições locais nos grandes centros.

Já os debates são mediados pela curadora gastronômica do Fartura Carolina Daher e Felipe Amado e trazem múltiplos pontos de vista sobre os assuntos propostos. Bernardo Garcia (restaurante Bení) e Kelma Zenaide (restaurante Kitutu Gourmet) debatem “Mulheres, negros e LGBTQI+” na gastronomia. Para o tema “Mercado Central: um retrato da gastronomia mineira”, os convidados são a jornalista Lorena Martins e Raí Amorim (A Tradicional Limonada). Já o chef Caio Soter (O Jardim) e Adriano Vilhena (Senac) discutem “Quais são as facetas da gastronomia mineira?”.

Dentre os temas também estão “Os impactos do Covid-19 na produção artesanal”, com os convidados Felipe Brazza (Café das Amoras) e Raquel Brandão (Du Pain), “Utilização de PANCs na alimentação”, com Lucas Mourão (Slow Food BH) e o curador botânico do Inhotim Juliano Borin. Para finalizar, a turismóloga Mariana Simião, o diretor superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, e o diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, Marcos Boffa, falam sobre “Cidade Criativa da Unesco – Quais são os próximos passos para que a cidade se fortaleça como destino gastronômico”.

A programação também conta com aulas-shows, em que chefs de cozinha preparam receitas deliciosas e o público pode conferir o passo a passo e reproduzir os preparos. Entre os convidados estão Ivo Faria, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto e Valdelicia Coimbra. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.