FecharX

Cursos Especiais FEA 2014 - Música Clássica: Momentos de Apreciação

Fundação de Educação Artística - Funcionários

Cursos Especiais FEA 2014 - Música Clássica: Momentos de Apreciação

Evento encerrado

Data

21/08/14 até 20/11/14

Qui | 17:00


Fundação de Educação Artística (FEA) oferece a segunda série de palestras dos Cursos Especiais FEA 2014 - Música Clássica: Momentos de Apreciação. Os encontros começam em agosto, sempre em uma quinta-feira por mês, de 15h às 16h30.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da FEA. São oferecidas duas opções de pagamento: pacote (4 palestras) por R$ 160, até o dia 18/08, ou R$ 60 por palestra. Mais informações no (31) 3226-6866 ou no cursosespeciais@feabh.org.br.

Programa

Dia 21 de agosto
A Família Bach e suas influências, por Moacyr Laterza Filho
Remontando a cinco gerações anteriores a João Sebastião, a crônica da família Bach mostra uma imensa colmeia de instrumentistas e compositores. O Bach que hoje conhecemos como um dos maiores gênios musicais de todos os tempos chegou a ser ofuscado por filhos seus que, em determinadas épocas - ainda em vida do pai - representaram a música mais atual e mais altamente valorizada.

Dia 18 de setembro
Claude Debussy – início de uma nova escuta musical, por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Debussy , compositor francês, viveu num momento crucial para as artes, da guerra de 1870 à guerra de 1914, a mais sangrenta da Europa até aquele momento. Impressionismo nas artes pictóricas, simbolismo na literatura, Wagner ainda muito presente na música... Independente e genial, Debussy criou sua música e, com ela, também uma nova maneira de escutar. A partir daí tudo foi diferente.

Dia 16 de outubro
Villa-Lobos - contribuição brasileira ao século XX, por Moacyr Laterza Filho
Villa-Lobos está sempre crescendo no que diz respeito à sua presença na cultura ocidental. Sua obra é monumental e o testemunho dos outros grandes criadores musicais do século XX é unânime em reconhecê-lo “mestre” em muitos aspectos da criação, como o seu nacionalismo peculiar e sua orquestração absolutamente original e exuberante.

Dia 20 de novembro
Beethoven – humanismo e paixão, por Guilherme Nascimento
A riqueza da figura humana, o drama de uma vida, a criação da obra imortal – todos os aspectos de Beethoven interessam sempre. Representante maior da invenção do Romantismo na música ocidental, não há criador musical mais presente em todas as latitudes e em cada década. Tudo ele amplificou, desdobrou, foi muito à frente no tempo com abstrações insuspeitadas, voltou ao passado quando quis.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.