FecharX

Debate "Memória e Criatividade" com Silviano Santiago

CCBB

Debate "Memória e Criatividade" com Silviano Santiago

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

01/07/15 até 01/07/15

Qua | 21:30


Créditos da imagem: Anna Fgt

No dia 1º de julho, o escritor mineiro Silviano Santiago participa do debate "Memória e Criatividade", dentro da série Arte & Ciência, no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários). Das 19h30 às 21h30.

Serão discutidos os mecanismos que constituem a memória, as memórias de longa e de curta duração, a relação entre memória e criatividade, a forma como o artista, e principalmente o escritor, trabalha com elas.

O debate ainda conta com a presença do escritor da neurocientista e pesquisadora do Centro da Memória de Porto Alegre e membro da equipe do renomado cientista Ivan Izquierdo, Jociane Myskiw. O debate tem mediação do filósofo e pesquisador teatral Luiz Carlos Garrocho.

Além de Jociane Myskiw e Silviano Santiago, estão confirmadas no CCBB Belo Horizonte as presenças dos físicos teóricos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Rosenfeld; da biogeneticista Mayana Zatz; do matemático Francisco Antonio Doria, parceiro de Newton da Costa; do cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis; do poeta  Antonio Cícero; da filósofa Olgária Matos; da pesquisadora de novas mídias e ensaísta Lucia Santaella; dos artistas plásticos Arthur Omar e Ivald Granato.

Arte & Ciência

O projeto Arte & Ciência tem por objetivo discutir a inter-relação entre a cultura científica, as humanidades e as artes numa série de sete encontros que acontecem nos CCBBs Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na capital mineira, os debates acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, até dezembro.

Jociane Myskiw 

É doutora em Medicina e Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e Pós-Doutora pela PUC RS (2012). É professora adjunta do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC RS e pesquisadora do Centro de Memória, Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas há mais de nove anos no Centro de Memória da PUC RS e foi a primeira pesquisadora a demonstrar que a exposição a um ambiente novo pode facilitar a extinção da memória de medo.

Silviano Santiago 

Doutorou-se em Literatura Francesa pela Universidade Sorbonne (Paris). Foi professor nas universidades de Rutgers, Toronto, Nova Iorque, Buffalo, Indiana, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense. Entre seus livros de ficção destacam-se Em Liberdade, Stella Manhattan, O Falso Mentiroso, Heranças e os livros de contos Keith Jarrett no Blue Note e Anônimos. Seu mais recente romance é Mil Rosas Roubadas. Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti nas categorias de Romance e Conto. Em 2013, recebeu o prestigioso Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de obra, outorgado pela Academia Brasileira de Letras e, em 2014, o Prêmio Ibero-americano de Literatura José Donoso (Chile).

Entrada franca mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.