FecharX

2º Ensaio Bateria - Baianas Ozadas

Necup - Núcleo de Estudos da Cultura Popular

2º Ensaio Bateria - Baianas Ozadas

Evento encerrado

Data

24/09/17 até 24/09/17

Dom | 16:00 - 19:00


Créditos da imagem: Divulgação/Baianas Ozadas

Iniciando o planejamento rumo à folia de 2018, o Baianas Ozadas iniciou os ensaios da formação da bateria em agosto e no próximo domingo (24) vai rolar a segunda edição. Por enquanto os ensaios estão sendo realizados no Núcleo de Estudos da Cultura Popular (Necup). De agosto a dezembro, serão realizados encontros periódicos, um misto de oficina para ensinar novos participantes e ensaio dos ritmos do bloco. Esta é a primeira fase dos ensaios, em que serão aceitos novos integrantes na bateria. A segunda fase será em janeiro de 2018, onde acontecem os ensaios gerais do repertório para o desfile do carnaval, em que serão incorporadas as alas de dança e a bateria infantil, “Os Baianinhas” que surgiu timidamente no ano passado e promete novidades para o carnaval deste ano.

Bateria e novo regente

Este ano, a bateria do Baianas Ozadas foi às ruas com cerca de 100 integrantes, após uma redução que visou melhorar a qualidade a médio prazo e também fidelizar os integrantes que se comprometem em tocar com o bloco no carnaval belo-horizontino. Para 2018, a bateria pretende ter o mesmo número de integrantes. O bloco possui como proposta trabalhar a cultura e musicalidade de origens baianas. Os ritmos abordados são o samba-reggae, samba-duro, samba-afro, reggae, ijexá, galope e frevo baiano, este último novidade em 2017 por conta da homenagem a Moraes Moreira. A instrumentação do bloco continua formada por surdos (fundos e dobras), repiniques, caixas, xequerês e agogôs.

A novidade para o carnaval do ano que vem começa com o comando da batucada. Quem estará comandando a frente da bateria como regente é o músico, Acauã Ranne. Mesmo sendo jovem, com apenas 21 anos, Acauā é uma das maiores revelações da música mineira e possui experiência internacional. Percussionista “quase de nascimento”, Acauã pertence à grande família Tambolelê, que detêm uma história de mais de 20 anos na percussão em Belo Horizonte. Filho de Santonne Lobato e sobrinho de Sérgio Pererê, fundadores do Tambolelê, ele pertence a atual e nova geração do grupo, tendo sido também regente do Bloco Oficina Tambolelê. Apesar de vir da tradição do tambor e ser ogã, Acauā escolheu a guitarra como instrumento principal na sua carreira musical, tendo em sido um dos vencedores do concurso Jovem Instrumentista do BDMG em 2016. Multi-instrumentista, ainda toca outros instrumentos de harmonia como contrabaixo, violão, cavaquinho e banjo.

Acauã pertence também à banda do Baianas Ozadas e acompanhou de perto a construçāo da bateria para o carnaval de 2017.

Baianas Ozadas: 5 anos no carnaval de BH

O Baianas Ozadas surgiu no novo carnaval de BH em 2012. Com cinco anos de história, a cada ano foi crescendo espantosamente, consolidando-se nos últimos anos como o maior e mais expressivo bloco da capital mineira e do estado, com reconhecimento da imprensa nacional e internacional.

Criado pelo cantor e pesquisador baiano Geo Cardoso, o Baianas Ozadas em 2017 atingiu a marca na segunda-feira de carnaval de 500 mil foliões que acompanharam o bloco pelas ruas. Com o tema “Salve, Moraes dos Eternos Carnavais”, o Baianas rendeu homenagens aos 70 anos de Moraes Moreira, o primeiro cantor de trio elétrico. O Baianas carrega o conceito musical e visual de propagar a cultura e musicalidade do estado natal do seu criador. Nos trajes, homens e mulheres se vestem de branco com saias, turbantes e colares, para tocar um repertório animado que passeia por diversas fases e épocas da música produzida na Bahia. Assim, o Baianas Ozadas esbanja no carnaval, além de originalidade e legitimidade, irreverência com seu “Axé vintage”.

O bloco possui também uma banda-show, formada por músicos profissionais e comandada pelo cantor Geo, acompanhando por instrumentos de harmonia (guitarras, baixo e teclado), bateria e uma “cozinha” percussiva que conta com surdos (fundos e dobras), repiques, timbaus, xequerês e agogôs. A banda já tocou em eventos grandes como Virada Cultural, Expocachaça, Saideira Comida di Buteco, além de ter animado carnavais importantes de cidades do interior como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Pompéu, entre outros.

SERVIÇO:

2 º ENSAIO-OFICINA DA BATERIA DO BAIANAS OZADAS

Data: 24/09/17 (domingo), das 14 às 17h

Local: NECUP – Núcleo de Estudos da Cultura Popular (Av. N. Sª Fátima, 3.312, Prado)

Contribuição: R$ 10,00 

Evento com Informações: http://bit.ly/2ensaiobaianas


Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.