FecharX

FestCurtas BH 2015

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

18/09/15 até 27/09/15

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 17:00 - 01:30


Créditos da imagem: Divulgação

Entre os dias 18 e 27 de setembro, o Cine Humberto Mauro e a Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro), recebem a programação da 17ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, o FestCurtas BH 2015. Com entrada gratuita, acontecerá a exibição de 114 filmes, selecionados entre mais de 2 mil inscritos, divididos em mostras. As mostras competitivas: Brasil, Minas e Internacional, são uma oportunidade única para o público conhecer os trabalhos, interagir, votar e escolher seus favoritos.

- Mostra Competitiva

A Mostra Competitiva Internacional conta com 15 participantes selecionados de países como Itália, Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Estados Unidos, entre outros.

Já a Mostra Competitiva Brasil reúne 20 projetos de cineastas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais, além de uma forte representatividade do nordeste, com filmes de Pernambuco, Ceará, Maranhão e Paraíba.

A produção audiovisual de Minas Gerais tem categoria própria. Na Mostra Competitiva Minas, há 8 projetos concorrendo aos prêmios. Ao todo, 43 filmes disputam nas três Competitivas do Festival. Todas as sessões de filmes da mostra competitiva são seguidas de debates com os realizadores e o público.

- Mostras Paralelas

MOVIMENTOS DE MUNDO

Pelo sexto ano consecutivo a mostra paralela realiza a tarefa de refletir a diversidade de experiências temáticas e formais ensejadas na produção internacional, bem como as inquietações pessoais e sociais que encontram nas imagens sua via privilegiada de manifestação. A ideia é analisar e expor como o cinema consegue mostrar diferentes visões das pessoas sobre lugares diversos. Os conceitos de fronteiras, globalização e movimentos políticos e culturais são recorrentes nos filmes selecionados para compor essa mostra.

VISUALIDADES

Submetida a contínuas mudanças ao longo do tempo, a visualidade envolve ao menos dois aspectos distintos: por um lado, a visão enquanto operação fisiológica e, por outro, o visual enquanto um dado social. A experimentação estética e a força das imagens para apresentar ideias são características desta mostra paralela que é composta somente por filmes internacionais.

ANIMAÇÃO

Animações são resultados de um exercício audiovisual muito particular de elaborar visualidades e articulá-las em obras potencialmente reflexivas. Os filmes que compõem a Mostra de Animação deste ano exploram técnicas e visualidades em arranjos que encontram interseção na potência reflexiva e subjetiva que os autores propõem. Valem-se das técnicas de animação para elaboração de pensamentos na forma de ensaios visuais sobre o mundo e a natureza humana.

JUVENTUDES

Neste ano, o Festival Internacional de Curtas apresenta doze filmes para compor a mostra Juventudes. A primeira novidade é justamente trazer para o plural o conceito desta mostra paralela, assumindo a diferença inerente à compreensão do tema, os jovens e os cinemas. São produções que exibem várias juventudes, várias perspectivas dessas juventudes, além de filmes feitos por jovens cineastas.

MOSTRA INFANTIL

Nesta edição, a mostra é composta por treze filmes, entre ficções, animações e obras experimentais, produzidos em diversos países do mundo. Desde fábulas fantásticas bem ao gosto das crianças até ficções que apresentam um pouco da magia própria do cinema, passando pela descoberta do fantástico no ordinário, das grandezas do ínfimo, as obras selecionadas oferecem ao público uma pequena, porém significativa amostra do que pode a linguagem cinematográfica.

MALDITA

Vertentes alternativas que despertam a curiosidade do público em uma seleção de filmes não ortodoxos, engraçados, experimentais, marginais, subversivos, fantásticos, surreais, escatológicos, nostálgicos, pornográficos… Muitos adjetivos podem ser atribuídos à mostra Maldita, que já é marca registrada na programação do Festival Internacional de Curtas. Com recortes que chamam a atenção pelo humor, suspense, terror e pitadas de trash e gore, são curtas que ampliam possibilidades ao não se preocupar necessariamente em fazer um cinema erudito e inacessível, mas fazer rir com cenas propositalmente ruins, incomodar e até mesmo constranger com narrativas fora do comum, arrebatando o espectador através da imagem.

- Mostras Especiais

CINEMA 3D – IMAGINANDO PROFUNDIDADES E ESPAÇOS

Propondo uma reflexão sobre o Cinema 3D para além das convenções da indústria, que encara a tecnologia como nada mais que um efeito, muitas vezes contrário ao cinema de arte, o FESTCURTASBH traz uma mostra que evidencia as potencialidades artísticas do cinema 3D, com curadoria de Björn Speidel, estudioso alemão de cinema. Além dos 19 filmes da mostra, a investigação sobre o Cinema 3D será ampliada com o curso Retratando imagens espaciais em movimento em telas planas, ministrado por Björn e a exibição do filme Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard, premiado na última edição de Cannes.

O UNIVERSO INFERNAL DE PARAÍSOS ARTIFICIAIS

Nesta Mostra Especial, o festival reúne filmes da produtora brasileira Paraíso Artificiais, considerada uma das mais radicais e inventivas do cinema brasileiro dos anos 90. Originada em 1992, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, estava intimamente ligada à tradição do Cinema de Invenção, como definido pelo pesquisador Jairo Ferreira, e retomava características do Cinema Marginal, como o experimentalismo e a exasperação, acrescentando outras influências. São características dos filmes de Paulo Sacramento, Debora Waldman, Marcelo Toledo, Christian Saghaard e Paolo Gregori, horror, escapismo, ironia e estranhamento. Durante a mostra, serão exibidos 2 programas de cerca de 60 minutos com filmes da produtora.

MOSTRA TEDDY WILLIAMS

Argentino de 28 anos, Eduardo Teddy Williams nasceu em Buenos Aires e realizou cinco curtas metragens que exploram o selvagem, fugindo de ambientes institucionais. Em 2013, foi selecionado para participar da Quinzena dos Realizadores em Cannes. Quatro dos cinco filmes do cineasta foram exibidos em edições anteriores do FESTCURTAS e, em 2014, foi o grande vencedor da Mostra Competitiva Internacional com o filme J-ai oublié.

Confira a programação completado FestCurtas BH 2015:

- Cine Humberto Mauro

- Sala Juvenal Dias

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.