FecharX

Festival Cenário da Serra

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

16/11/19 até 17/11/19

Sab | 15:00 - 21:30

Dom | 15:00 - 18:00


Créditos da imagem: Lucas Scaciotta + Pedro no Click

Belo Horizonte vai ganhar um enorme mural coletivo de arte urbana. Nos dias 16 e 17 de novembro, o festival Cenário da Serra ocupa o Beco Santo Antônio, no Aglomerado da Serra, com diversas atividades culturais que se estendem ao longo dos dois dias. Na programação, tem shows de rappers como Fabrício FBC, Hot e Oreia e Mac Júlia, som na pista com a DJ Rafa Brasil, MC Laranjinha e os DJs de funk Menor da Serra e WS da Igrejinha; oficina de grafite, debate e até uma caminhada ecológica. O mural será pintado por 65 grafiteiros que se inscreveram para fazer uma sopa de letras, além de receber intervenções dos artistas Clara Valente e Ronaldo Gentil. Toda a programação é gratuita. 

Os artistas se inscreveram em uma convocatória online e, agora, vão dar mais vida ao enorme muro de arrimo localizado no Beco Santo Antônio. O grupo fará uma Sopa de Letras, tradição da arte de rua, em que diversos grafiteiros pintam palavras no muro, uma ao lado da outra. Quem não conseguiu se inscrever também poderá participar: uma parte do muro, que tem quase 1 km de extensão, ficará aberta para aqueles que quiserem levar seu próprio material e pintar.

Além deles, Clara Valente e Ronaldo Gentil também farão intervenções artísticas no muro. Quem mora na capital mineira já deve ter se deparado com os trabalhos de Clara Valente. Formada em Artes Plásticas com ênfase em pintura e desenho pela Escola Guignard, seu trabalho apresenta paisagens lúdicas e libertinas em geometrias orgânicas, fazendo constantemente referência às montanhas de Minas Gerais. Já Ronaldo Gentil é um artista de rua capixaba, organizador de diversas sopas de letras e realizador do Encontro Nacional de Graffiti Origraffes, no Espírito Santo.

Nos dois dias de evento, interessados em aprender a arte do grafite vão poder participar de uma oficina gratuita, que vai das 16h às 18h. Quem vai ministrar a aula é Goma, grafiteiro, fundador da loja Real Grapixo e um dos mais conhecidos artistas urbanos de BH. Ele vai compartilhar com os alunos um pouco do seu conhecimento adquirido em mais de 20 anos de experiência. Não é necessário se inscrever previamente para participar.

Primavera

A estação mais florida do ano também vai dar o tom do Cenário da Serra. Nos dois dias, o encontro começa com uma caminhada ecológica, que tem início no Parque das Mangabeiras e segue até o local do evento. O público ainda vai poder participar de uma roda de conversa sobre agroecologia, hortas urbanas e permacultura, mediada por Thiago Lopes, um dos responsáveis pelos projetos Vida Composta e Spiralixo. Desde 2015, ele promove a coleta de resíduos orgânicos na Vila Nossa Senhora de Fátima, onde residem mais de 13 mil famílias, e transforma o lixo em adubo e fertilizante. Com isso, produz mudas que geram renda para quem trabalha no projeto. Aproveitando o tema, o festival também vai promover a doação de mudas para o público.


Confira a programação completa!

16 de novembro (sábado)
13h - Caminhada ecológica
13h – Sopa de letras
13h - Roda de conversa com Thiago Lopes, dos projetos Vida Composta e Spiralixo
13h30 - DJ Rafa Brasil
14h30 - Diquebrada.Rec
15h30 - Mainart e Paiva
16h - Oficina de grafite com Goma
16h30 - Hot e Oreia
17h30 - MAC Júlia
18h30 -  FBC
19h30 - MC Laranjinha, DJs Menor da Serra e WS da Igrejinha

17 de novembro (domingo)
13h - Caminhada ecológica
14h – Sopa de letras
14h - DJ Rafa Brasil
14h - Distribuição de mudas
16h - Oficina de grafite com Goma

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.