FecharX

Festival de Verão da UFMG propõe reflexão sobre a Semana de Arte Moderna

Online

Festival de Verão da UFMG propõe reflexão sobre a Semana de Arte Moderna

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

09/02/22 até 12/02/22

Qua, Qui, Sex, Sab | 19:00 - 21:00

Qua | 18:30 - 19:00

12/02/22 até 12/02/22

Sab | 18:00 - 19:00


Créditos da imagem: Divulgação
A tela Operários (1933), de Tarsila do Amaral é um exemplo de obra modernista brasileira
A tela Operários (1933), de Tarsila do Amaral é um exemplo de obra modernista brasileira

Com o tema "Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna", a edição de 2022 do Festival de Verão, que será realizada de 9 a 12 de fevereiro, vai propor reflexão sobre as contradições e desdobramentos daquele movimento cultural, bem como suas contribuições ao país. O evento, que chega à sua 16ª edição, será online, com programação gratuita, que prevê palestras, rodas de conversa e uma apresentação de danças urbanas.

Com o tema Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, a edição de 2022 do Festival de Verão, que será realizada de 9 a 12 de fevereiro, vai propor reflexão sobre as contradições e desdobramentos daquele movimento cultural, bem como suas contribuições ao país.

A abertura do Festival será no dia 9 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, quando a professora da Escola de Belas Artes Lúcia Pimentel conduzirá uma homenagem ao artista indígena Jaider Esbell, falecido em 2 de novembro passado. Na ocasião, o público poderá assistir novamente à palestra Rever Makunaíma, que foi proferida pelo artista da etnia Macuxi em 2021, durante o 53º Festival de Inverno UFMG.

Após a abertura do Festival na quarta-feira, 9 de fevereiro, o público poderá acompanhar a programação que prevê três palestras, quatro rodas de conversa e uma apresentação de danças urbanas. Às 20h acontecerá a primeira roda de conversa sobre as ressonâncias da Semana de Arte Moderna no cenário contemporâneo, com os professores da UFMG Nísio Teixeira, do departamento de Comunicação, Roberto Said, do departamento de Letras, e Maria Angélica Melendi, do departamento de Artes Plásticas. A mediação será feita pela coordenadora do festival, Mônica Ribeiro, que também é diretora-adjunta de Ação Cultural da UFMG e professora do departamento de Belas Artes.

Programação

9 de fevereiro (quarta-feira)
18h30: Solenidade de abertura oficial
19h: Homenagem a Jaider Esbell, com Lucia Pimentel, e reapresentação da palestra Rever Makunaíma, de Jaider Esbell
20h: Roda de conversa Ressonâncias da Semana de Arte Moderna

10 de fevereiro (quinta-feira)
19h: Palestra Psicanálise literária: o campo do fora
20h: Roda de Conversa com Eduardo de Jesus, José Newton Meneses e Ricardo Aleixo

11 de fevereiro (sexta-feira)
19h: Palestra Modernismos: uma questão de memória
20h: Roda de conversa com Ana Cláudia de Assis, Gabriela Guerra e Marcos Alexandre

12 de fevereiro (sábado)
18h: Palestra Sobre beleza e possibilidades de salvar o mundo
19h: Roda de conversa com César Guimarães, Edgar Kanaykõ e Sônia Queiroz20h30: Vídeo-documentário MEC – MOVIMENTO EM CENA

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.