FecharX

Festival da Gentileza

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

21/07/17 até 21/07/17

Sex | 14:00 - 22:00

22/07/17 até 23/07/17

Sab, Dom | 10:00 - 22:00


Créditos da imagem: Divulgação

A Praça Floriano Peixoto recebe entre os dias 21 e 23 de julho a segunda edição do Festival da Gentileza.

A tríade TEMPO, CIDADE e ARTE será o tema do Festival, uma ideia que surgiu ainda em 2016, a partir de reflexões da primeira edição e da obra Before I Die, da artista Candy Chang, em que seu painel interativo foi preenchido inteiramente no primeiro dia. 

Mais que ser gentil com a cidade e com as pessoas, o objetivo do Festival este ano é convida-las e inspira-las a praticarem essa gentileza no seu dia-a-dia, multiplicando as ações e provocando mudanças efetivas. E, também por isso, a horizontalidade passa a ser uma palavra-chave para esta edição. 

Os coletivos Benfeitoria, Nossa Grama Verde, Quartoamado, Beagá Cool, Micrópolis, Cine Growler e Mordô Coletivo Gourmet foram alguns dos convidados a fazerem intervenções na praça a partir da pergunta “o que você gostaria de fazer para a cidade?”, e um mapa da gentileza vai apontar ações gentis que já acontecem em Belo Horizonte. 

Programação

O Festival da Gentileza 2017 acontecerá em três dias com uma programação leve e solar. A intenção é que o evento promova a troca de experiências, uma boa conversa e, principalmente, aconteça sem pressa. O “portal da gentileza” – as fitas coloridas com frases de reflexão – recebe os visitantes na Praça Floriano Peixoto.

Aulas de Kundalini Yoga, piquenique, feiras de publicações independentes e de design, contação de histórias, jardim comestível, cinema, são algumas das atividades que compõe a programação na praça. Entre elas, o projeto “Fica Ryca na Favela”, projeto do centro cultural do Aglomerado da Serra, leva seu “Fica Ryca na Favela”, com produtos de empreendedores da comunidade.

A música terá um ponto comum: cada grupo tem um som singular. Um paradoxo que une Desvio, Mustache e os Apaches, Iconili, Marcos Frederico Quinteto, Raquel Coutinho, Ná Ozzetti com Patrícia Bastos e Dante Ozzetti. A dança e as artes visuais também estarão presentes na programação.

Este Festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura. Realização Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. E tem patrocínio da Unimed-BH, Cielo e Drogaria Araujo.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.