FecharX

Festival "Tanabata Matsuri Minas-Japão" acontece nesta quarta-feira

Local não informado

Festival "Tanabata Matsuri Minas-Japão" acontece nesta quarta-feira

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

07/07/21 até 07/07/21

Qua | 21:00 - 01:00


Créditos da imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, acontece mais uma edição do "Matsuri Minas-Japão". Matsuri significa festival em japonês. Este próximo evento terá como nome Tanabata Matsuri. Em uma tradução livre, significa festival das estrelas. O nome vem de uma tradição japonesa, cuja origem gira em torno de uma lenda milenar que acontece em torno do sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

O evento contará com apresentações musicais, danças típicas japonesas e o conto da lenda das estrelas, além de um debate sobre a importância dos espaços culturais para a promoção do turismo local, ressaltando a importância deles integrados com a cultura japonesa.

O Tanabata Matsuri será virtual, transmitido pelo Canal do Youtube do Festival do Japão, tendo como cenário o Jardim Japonês, localizado dentro da Fundação Zoobotânica, e o Memorial da Imigração Japonesa, no Parque Ecológico Francisco Lins do Rego, ambos na Pampulha. 

Os nomes dos participantes serão Eliane Parreiras, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, responsável pela implementação em 2008 do Memorial da Imigração Japonesa – Parque Ecológico Francisco Lins do Rego e Jardim Japonês – Fundação Zoobotânica; Sérgio Augusto Domingues, Presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, responsável pela gestão do Memorial da Imigração Japonesa – Parque Ecológico Francisco Lins do Rego e do Jardim Japonês – Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica; Ana Maria Torres Ferreira Nunes, na condição de Guia de Turismo e Palestrante; AngelaisaGote Toyota, cujo nome artístico é Isa Toyota, fez apresentações em diversos festivais de cultura japonesa como o Show da Imigração Japonesa, I Ganbaxé Mulheres, Festival do Japão de Vinhedo; Takeshi Nishimura, cantor, com premiações como Grand-Pix do Concurso Kodomo-no-Sono, Concurso Brasileiro da Canção Japonesa ABRAC, Campeão do Grand-Pix “Brasil Taishu Ongakusai” em 2007 e Prêmio Rijityousho no “Nippon Taishu Ongakusai” realizado em Tóquio/Japão, Pocket-Show na província de Gifu-ken/Japão, além de Prêmio “Consulado Geral do Japão em São Paulo e apresentação em diversos festivais de cultura japonesa.

O evento conta com Patrocínio da Belotur e é realizado pela Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão/ ACCTBJ.

A Lenda do Tanabata

Era uma vez uma Princesa Tecelã chamada Orihime, filha de Tenkou, o Rei Celestial e um Príncipe Pastor chamado Hikoboshi, que viviam na Via Láctea. Em certo momento se encontraram e se apaixonaram um pelo outro. Os dois sempre foram muito trabalhadores e responsáveis com seu trabalho, porém desde que começaram a viver o romance, o jovem casal deixou de cumprir com as obrigações e tarefas diárias como de costume, provocando a ira no rei Tenkou, que resolveu separá-los em lados opostos do rio Amanogawa (Via Láctea). Orihime chorou e implorou muito a seu pai, que se comoveu e concordou em deixá-los se encontrarem somente uma vez por ano, no dia 07 do mês de julho do ano lunar, sendo representados pelas estrelas Vega e Altair. Como seus pedidos foram atendidos e em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende a todos os pedidos vindos da Terra. Desejos escritos em tiras de papéis coloridos (Tanzaku) e pendurados em bambus (sasadake)

Tradição do Tanabata Matsuri

Durante o Festival Tanabata, existe o costume de se escrever desejos em uma tira de papel colorido (Tanzaku), que depois são pendurados em ramos de bambu, na esperança de que o desejo se torne realidade. Grandes decorações coloridas (Kusudamas), também são vistas em praças e ruas principais de muitas cidades japonesas.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.