FecharX

Festival ‘Xetruá Laviza’ resgata tradição de terreiros congo-angolanos no Brasil

Local não informado

Festival ‘Xetruá Laviza’ resgata tradição de terreiros congo-angolanos no Brasil

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

13/03/21 até 13/03/21

Sab | 17:00 - 20:00


Créditos da imagem: Catarina Maruaia/Samba Dia Amazi
Pertencente à comunidade tradicional de povos de terreiro congo-angola Lode Apara, em Santa Luzia, na Grande BH, Tata Kasulembê é o idealizador do festival
Pertencente à comunidade tradicional de povos de terreiro congo-angola Lode Apara, em Santa Luzia, na Grande BH, Tata Kasulembê é o idealizador do festival

Neste sábado (13), a partir das 15h, acontecerá a primeira edição do festival Xetruá Laviza, que celebra o encontro das culturas que deram origem a tradição dos povos de terreiro congo-angolana no Brasil.

A produção fica a cargo do Tata Kasulembê, pertencente à comunidade tradicional de povos de terreiro congo-angola Lode Apara, em Santa Luzia, na Grande BH. “A manutenção do culto aos caboclos nas comunidades de tradição Congo-Angola precisam ser resgatadas e mantidas de acordo com a sua essência. O festival tem como proposta gerar essa interconexão entre a cultura transmitida pelos nossos antigos, mantidas por nós até os tempos atuais", explica.

A primeira edição do Festival procura dar reconhecimento, aos ‘Tumbondo/Ogans/Huntós’, cargo da tradição de terreiro concedido aos homens que têm como uma de suas funções conduzir os cantos e toques da cultura, garantir a segurança da comunidade, promover o intercâmbio de saberes e representar a tradição no meio social.

A programação está dividida em três momentos: ‘Louvação aos Caboclos de Pena’, ‘Louvação aos Boiadeiros’ e ‘Samba de caboclo e Sotaque’. Após as palestras serão selecionadas perguntas do público para comentários dos palestrantes.

Ao todo, o Xetruá Laviza contará com a participação de 16 homens, entre palestrantes, tocadores e cantores. A programação é aberta ao público e gratuita. Em função da pandemia, o festival será online e transmitido pelo canal no Youtube Tata Kasulembe

Programação do festival Xetruá Laviza

15:00 Abertura

15:10 Louvação aos Caboclos de Pena

16:00 Palestra: "A importância dos Caboclos na tradição Congo-Angola instaurada no Brasil".

16:30 Louvação aos Boiadeiros / Samba de Caboclo
17:30 Sotaque de Caboclo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.