FecharX

FUNK.doc - Cine Sesc Palladium

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

28/05/14 até 31/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 22:00


De 28 a 31 de maio, a mostra FUNK.doc convida a começar a olhar para o mundo do funk, eixando de lado pontos de vista moralistas carregados de preconceitos contra os jovens da periferia. A mostra, em cartaz no Cine Sesc Palladium tem curadoria do documentarista Marcelo Reis e da jornalista Débora Fantini

Confira a programação:

 

Dia 28, às 20h (com debate); e dia 31, às 19h: Funk Rio, de Sérgio Gondenberg, Rio de Janeiro – 1994, 45 min. Classificação: 14 anos.
O universo do funk carioca, suas ligações com a marginalidade, a música e a dança de uma tribo que criou no isolamento um código estético e cultural. Tudo isso está registrado neste documentário pioneiro.

 

Dia 29, às 17h; dia 31, às 21h: Favela On Blast, Leandro HBL e Wesley Pentz (DJ Diplo), Rio de Janeiro – 2008, 76 min. Classificação: 16 anos.
Um retrato da cultura em torno do Funk Carioca através do registro das interações humanas, linguísticas e estéticas no cotidiano das comunidades carentes do Rio de Janeiro. Ponto de interseção, de encontro de classes sociais distintas, local onde personagens se misturam, favorecidos por uma linguagem musical acessível. MC`s, DJ`s, moradores das comunidades, pessoas que se propõem uma alternativa através da cultura popular. O Funk é um ritmo que busca referências em toda parte. Por isso, é universal.

 

Dia 29, às 19h; e dia 30, às 21h: A Batalha do Passinhode Emílio Domingos, Rio de Janeiro – 2012, 75 min. Classificação: 10 anos.
Quando o vídeo Passinho Foda atingiu 4 milhões de acessos no YouTube, Beiçola e seus amigos se surpreenderam. Gravado com uma câmera fotográfica digital num churrasco no quintal da casa, o vídeo mostrava uma nova forma de dançar funk. Em menos de uma semana, tinha virado febre na internet. Um fenômeno que revela como a cultura do funk se expandiu para além dos bailes, DJs e favelas.

 

Dia 29, às 21h; e dia 31, às 17h: Exibição dos curtas Funk Ostentação e Esculachode Kondzilla / Marcelo Reis, São Paulo - 2013 / Belo Horizonte – 2013, 36 min. / 22 min.Classificação: 14 anos.
Funk Ostentação - correalizado pelo maior produtor de clipes do gênero, o documentário revela as opiniões dos principais MC's que cantam o funk que ostenta carros, joias e mulheres na periferia de São Paulo.

 

Esculacho - um conflito auditivo no transporte público das grandes cidades do sudeste brasileiro: a popularização de dispositivos sonoros portáteis, o desconhecimento de espaço público e o Funk.

 

Dia 30, às 17h: Exibição dos curtas Funk Ostentação: O Sonho e 90 Dias com Catra, de Sidney Mariano / Rafael Mellin, São Paulo - 2014 / Rio de Janeiro – 2010, 25 min. / 28 min.Classificação: 10 anos.
Funk Ostentação: O Sonho - é um documentário acadêmico que conta a história do funk no Brasil e sua chegada em São Paulo. A principal ideia do trabalho é contar a influência que o ritmo traz para os jovens da periferia.

 

90 dias com Catra - episódio piloto produzido pela Mellin Videos/Grupo Sal sobre a rotina do operário do Funk Mr. Catra. Mesmo sem finalização de áudio, cor e arte, o vídeo possui quase 6 milhões de visualizações no Youtube.

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.