FecharX

Letra em cena. Como ler - Manoel de Barros

Centro Cultural Minas Tênis Clube

Letra em cena. Como ler - Manoel de Barros

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

02/10/18 até 02/10/18

Ter | 21:00


Créditos da imagem: Miriam Fichtner

O projeto “Letra em cena. Como ler...”, do dia 2 de outubro vai homenagear o poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916 – 2014). O programa literário acontece no Centro Cultural Minas Tênis Clube, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.

A professora de literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Lúcia Castello Branco analisará a obra do poeta, apelidado de caramujo–flor, que publicou mais de 20 livros e foi traduzido para o espanhol, o francês e o inglês. O ator Odilon Esteves, da Cia Luna Lunera, fará a leitura de poesias do autor homenageado.

A poesia do caramujo–flor tem paisagens naturais e cenários pantaneiros muito presentes, de acordo com Lúcia Castello Branco, uma das características de sua escrita. “Manoel de Barros coloca em seu texto, como paisagem de fundo, imagens do pantanal, mas não se constitui numa poesia propriamente regionalista, pois se constrói de recursos muito próprios a certa vanguarda europeia, herdeira do surrealismo”, afirma a professora, que dá dicas para os interessados em  começar a ler Manoel de Barros. “Indico, para iniciantes, todos os poemas do ‘Glossário de Transnominaçōes’, que está em ‘Gramática Expositiva do Chão’, e os poemas de ‘O Guardador de Águas”, que podem ser lidos em contraposição aos poemas de ‘O Guardador de Rebanhos’, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa”, aconselha.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.