FecharX

Live sobre a vida e obra de Pagu

Local não informado

Live sobre a vida e obra de Pagu

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

09/12/20 até 09/12/20

Qua | 21:30


Créditos da imagem: Os olhos moles de Pagu/ Divulgação

No dia 09 de dezembro (quarta-feira), às 19h30, nos canais do Teatro Feluma e da Caligari Produções, na plataforma YouTube, a produtora e atriz Ana Gusmão e o diretor Kalluh Araújo realizam a live Pagu – vida e obra, dentro do projeto CenaPlural, da Fundação Municipal de Cultura de BH.  

O encontro irá começar com um trecho do espetáculo Os olhos moles de Pagu, com texto e direção de Kalluh Araújo e interpretação de Ana Gusmão. Após a cena, os criadores irão debater sobre uma das mais importantes mulheres do Brasil no século XX: Patrícia Rehder Galvão, ou Pagu, como Raul Bopp a apelidou. 

A escritora foi considerada musa do modernismo aos 12 anos de idade. Desde então sua vida foi bastante agitada. Militante ativa do comunismo, Pagu foi a primeira mulher presa por motivos políticos no Brasil, somando 23 detenções. Além do forte histórico de luta, sua biografia é preenchida por muitas obras artísticas. Ela escrevia, desenhava, traduzia textos e atuava na direção de peças teatrais. É dela a obra considerada o primeiro romance proletário da literatura brasileira, intitulado Parque Industrial (1933). Na ocasião, o livro foi lançado sob o pseudônimo de Mara Lobo. 

Juliana Motta, psicanalista, irá participar do debate, apresentando o seu estudo sobre Pagu. Ela se apaixonou pela figura após seu encontro com a atriz Ana Gusmão, quando a mesma apresentou uma cena no projeto Circuito em casa, também da Fundação Municipal de Cultura. A partir dali, a pesquisadora tem se dedicado a refletir sobre essa mulher que “transborda”, que vai ao limite do sacrifício para realizar a única missão possível na sua existência. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.