FecharX

Memorial pela vida da Juventude Negra

Centro de Referência da Juventude - CRJ

Memorial pela vida da Juventude Negra

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/12/19 até 10/12/19

Ter | 15:00


Créditos da imagem: Divulgação/Memorial

O Centro de Referência da Juventude (CRJ) recebe hoje, data em que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Memorial pela Vida da Juventude Negra. A escultura, também chamada de Árvore da Vida possui 4 metros de largura e 6 de altura. A programação é aberta ao público.

O monumento, construído em aço oxidado, leva a assinatura do artista plástico mineiro Jorge dos Anjos, reconhecido por suas grandes esculturas expostas ao ar livre em várias partes do mundo. As homenagens começam às 13h com a Feira Rainha Tereza de Benguela para comercialização de produções artesanais elaboradas por mulheres da Rede Mães de Luta MG incluindo, nesta edição, as Mães do Memorial.

A partir das 19h, a cerimônia de inauguração contará com a presença do historiador e filósofo Markim Cardoso, além de apresentação de Luiza da Iola.

O monumento é símbolo da memória contra o apagamento de várias histórias, e é o resultado de um processo colaborativo no qual os jovens são os protagonistas.

A obra é uma árvore que aponta para várias direções da cidade, no sentido de fazer conexões com as 9 regionais que foram trabalhadas. Haverá um dispositivo itinerante dessa árvore que vai circular pelos 9 territórios, podendo ficar em exposição em cada um deles. O tronco terá QR Codes que permitem que as pessoas utilizem seus celulares para acessar os áudios das entrevistas feitas com as mães, transcrições, ilustrações, cartografias, mapa da violência e outras informações. O objetivo é que os dados sejam atualizados constantemente com novas histórias.

O Memorial Pela Vida da Juventude Negra é uma iniciativa política de fomento e convergência de ações civis solidárias cujo objetivo é reunir cidadãos na defesa pela vida. Viabilizado pelas parcerias com o Atelier Jorge dos Anjos e a Pórtico Construções Metálicas, conta com o apoio do Centro de Referência da Juventude – CRJ, Ruana Camisetas e da Meios Empresa Jr. UFMG. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Confira a programação:

13h às 19h - Feira Rainha Tereza de Bengela da Rede Mães de Luta MG – venda de produtos artesanais

19h - Cerimônia de Inauguração

Leitura do Manifesto Memorial Pela Vida da Juventude Negra, com Markim Cardoso

Performance “Mil Litros de Preto”, com Lucimélia Romão

Canto Performance com Luiza da Iola e Jovens

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.