FecharX

Mostra de Resultado das Oficinas do Projeto Favela Hacklab

Projetos Sementes do Futuro

Mostra de Resultado das Oficinas do Projeto Favela Hacklab

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

21/12/19 até 22/12/19

Sab, Dom | 12:00 - 20:00


Créditos da imagem: Divulgação / Projeto Favela Hacklab

O Alto Vera Cruz recebe neste sábado e domingo, dia 21 e 22 de dezembro, a Mostra de Resultado das Oficinas do Projeto Favela Hacklab, uma parceria entre o projeto Gambiologia e a Associação Arebeldia (ONG fundada há 10 anos pelo músico Flávio Renegado), com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

A programação, que integra a Kizomba da Vera, celebração anual organizada pela Arebeldia no Alto Veracruz, acontece das 10h às 18h nos dois dias, na sede do Projeto Sementes do Futuro, uma futura creche que vai ser instalada no bairro. Crianças, jovens e mulheres que participaram do Favela Hacklab ao longo de todo o ano apresentarão para a comunidade o que aprenderam durante as aulas que envolveram “gambiologia”, design, eletrônica, reciclagem, costura criativa, elétrica e marcenaria.

 

A programação vai contar ainda com promoção de faixa de judô dos alunos do projeto Geração Tatami, apresentação de palhaços, apresentação de capoeira com a Cia. Pernas Pro Ar, visita do papai e mamãe Noel e uma roda do Samba da Vera.

 

Haverá entrega de certificados aos participantes das oficinas do Favela Hacklab e a artista convidada Sara Lana vai promover a sua instalação interativa Máquina de Antônimos, que utiliza reconhecimento de fala e televisores antigos.

 

Confira a programação completa!

 

22 de dezembro (domingo)

10h - Promoção de Faixa

Alunos Judo - Geração Tatami / Arebeldia

11h - Entrega de certificados - Favela Hacklab

12h - Apresentação de Palhaços

Ateliê Titetê

13h - Roda de Capoeira

Companhia Pernas Pro Ar / Mestres: Boca de Peixe e Porquinho

14h - Visita do Papai e Mamãe Noel - Surpresas para a criançada

14h30 - Samba da Vera

 

Exposição Favela Hacklab

21 e 22 de dezembro - 10h às 18h

 

- Mostra de resultados das oficinas

Episódio 1 (Primeiro semestre): Crianças e jovens - Gambiologia, design, eletrônica e reciclagem

Episódio 2 (segundo semestre): Mulheres - Costura criativa, elétrica e marcenaria

- Instalação de arte interativa - Máquina de Antônimos - Sara Lana (convidada)

 

Sobre o Favela Hacklab

 

O projeto Favela Hacklab implementa uma espécie de clube laboratório comunitário (ou makerspace) nas comunidades em que atua.

 

Inspirado nos conceitos da cultura maker, de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos com suas próprias mãos, o primeiro episódio do Favela Hacklab em BH envolveu, nos meses de maio e junho de 2019, cerca de 20 crianças e jovens estudantes das escolas do Alto Vera Cruz. Elas participaram de um ciclo de oficinas sobre conceitos básicos da eletrônica e criatividade, com inspiração nas estratégias improvisadas das "gambiarras".

 

Durante o segundo episódio, 40 mulheres se reuniram para colocar em prática invenções, o lado criativo e despertar o espírito empreendedor. Elas participaram dos cursos de circuitos elétricos, marcenaria e costura contemporânea. As alunas aprenderam a montar uma extensão elétrica, instalar LED’s em peças de roupas e construir um mobiliário em madeira, que estará exposto durante a Mostra e integrará os móveis da creche.

 

Gambiologia

 

Gambiologia é um projeto belo-horizontino que, desde 2008, propõe iniciativas que exploram peculiaridades da cultura brasileira no contexto da arte eletrônica, especialmente relacionadas à tradição da “gambiarra”. Até 2015, atuou como um coletivo artístico e atualmente apresenta-se como uma plataforma independente de criação e reflexão em arte e tecnologia, com colaboradores em diversos países. Sua linha de atuação transita entre um ateliê de invenções e uma produtora cultural, com três focos principais de trabalho: produção (exposições e publicações de artes visuais), educação (oficinas e metodologias) e inovação (palestras, consultorias e desenvolvimento de produtos).

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.