FecharX

Mostra Internacional de Narração Artística


Créditos da imagem: Jullia Rodrigues

Entre os dias 1 e 6 de outubro, o Sesc Palladium, a Biblioteca Infantil e Juvenil e o Centro Cultural Urucuia, além do Rancho da Cultura, em Sabará, recebem a 3ª Mostra Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte, promovida pelo Instituto Abrapalavra.

A programação conta com espetáculos, oficinas, rodas de debate e leitura com a participação de artistas de Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Bahia, São Paulo, além de atrações internacionais de Moçambique e Portugal. O evento é uma oportunidade de valorizar e promover a escuta e a importância do relato oral, da palavra, no mundo contemporâneo.

A entrada é gratuita em todas as atividades, mediante retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência, nos locais. A mostra acontece com o patrocínio da fintech Zetra através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Confira a programação completa:

1º de outubro:

20h - O grupo Batucanto faz uma performance de abertura da programação, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Em seguida, o ator, narrador de histórias e escritor pernambucano Luciano Pontes apresenta o espetáculo Brinquedos Orais – Contos e Cantos, que propõe um encontro entre a oralidade e os contos populares a partir da criação autoral de Pontes.

2 de outubro:

20h - O Sesc Palladium recebe duas atividades no Teatro de Bolso. Sendo a primeira uma atração surpresa de abertura da programação do dia com a artista do Moçambique, Lenna Bahule. Em seguida, uma Leitura Performance com os poetas Nívea Sabino e Pedro Bomba, além da artista Juliana Pacheco, que se encontram para fazer uma leitura performática dos poemas lançados nos livros Interiorana e Extremamente barulhentos.

3 de outubro:

14h - Roda de Contos comandada pela artista portuguesa Susana Cecílio e pelo ator e escritor pernambucano Luciano Pontes, no Centro Cultural Urucuia.

18h - Roda de conversa “Narrativas de Língua Portuguesa” com Isabela Bretz (BH/Lisboa) e Keu Apoehma (Bahia/Pernambuco), no Sesc Palladium.

20h - Susana Cecílio apresenta, também no Centro Cultural Urucuia, o espetáculo “Bem-vindos à minha sala de estar”.

4 de outubro:

10h – Roda de conversa especial que discute o fazer do contador de histórias, com a presença de todos os convidados da Mostra Candeia, na Biblioteca Infantil e Juvenil.

18h - Roda de conversa “Narrativas Contemporâneas”, mediada por Chica Reis e com a participação de Cida Falabela e Nívea Sabino, no Sesc Palladium.

20h:30 - Apresentação da contadora de histórias alagoana Linete Matias e, na sequência, a performance “Canções para Abreviar Distâncias” com Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Matheus Félix, também na Biblioteca Infantil e Juvenil.

5 de outubro:

9h às 12h – Acontecem duas atividades voltadas para a troca de saberes sobre a arte de contar história. A primeira delas, com Susana Cecilio, atriz, clown e contadora de histórias, referência em Portugal. Quem tiver interesse em participar deve se inscrever aqui

A segunda atividade é Vivências da arte de narrar com a atriz, contadora de histórias e escritora paulista Analu Lacombe. As inscrições podem ser feitas aqui.

15:30h - Roda de Conversa Festivas de Narração: desafios e possibilidades, com os convidados Luciano Pontes, Susana Cecílio, Aline Cântia e Chicó do Céu.

18h - Imersão na cultura oral e nas histórias de origem africana com “Histórias de Burkina Faso”, com Keu Apoema (BA).

20h - Analu Lacombe apresenta o espetáculo “Mil e Uma Noites”, uma história moldura que conta como Sherazade começou a narrar histórias para o sultão Shariar.

Todas as atividades do dia acontecem no Sesc Palladium.

6 de outubro:

9h:30 às 11h:30 - Encerramento da programação no Rancho da Cultura em Pompeu, Sabará.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.