FecharX

Mostra Os Mistérios de Jacques Tourneur, no Cine Humberto Mauro

Cine Humberto Mauro

Mostra Os Mistérios de Jacques Tourneur, no Cine Humberto Mauro

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

13/08/21 até 08/09/21

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 14:00 - 22:00

Dom | 19:00 - 22:00


Créditos da imagem: Reprodução
Nos filmes de Tourneur, o baixo orçamento potencializou as marcas registradas do diretor: o medo é constantemente sugerido, e surge em lugares em que não é esperado
Nos filmes de Tourneur, o baixo orçamento potencializou as marcas registradas do diretor: o medo é constantemente sugerido, e surge em lugares em que não é esperado

Até 8 de setembro, o Cine Humberto Mauro exibe a mostra inédita Os Mistérios de Jacques Tourneur, que contempla marcos cinematográficos do diretor entre as décadas de 1940 e 1960. Nascido na França, o cineasta teve grande carreira nos Estados Unidos, com filmes de baixo orçamento de diversos gêneros. A curadoria da mostra contempla a versatilidade das produções de Tourneur: além dos filmes do gênero terror, destaques na carreira do diretor, as sessões contarão com obras policiais, noir, melodramas, de aventura e faroeste. A mostra conta com 23 longas-metragens, que serão exibidos no Cine Humberto Mauro do dia 6 agosto de 2021 (sexta-feira) até o dia 8 de setembro de 2021 (quarta-feira).

Quatro longas que fazem parte das sessões presenciais também permanecerão em cartaz de forma contínua e gratuita na plataforma exclusiva CineHumbertoMauroMAIS, de 13 de agosto de 2021 (sexta-feira) até 8 de setembro (quarta-feira) de 2021. São eles Sangue de Pantera (1942), Paixão Selvagem (1946), Fuga do Passado (1947) e o clássico recentemente exibido na mostra on-line Cults do Terror, A Noite do Demônio (1957).

Durante a mostra, a programação do Cine Humberto Mauro também contará com exibições da série Itinerância do 22º FESTCURTAS BH e da mostra Cinema e Patrimônio: Cozinha Mineira, além de um debate especial da sessão Cinema e Psicanálise. Os bate-papos serão realizados pelo canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube e poderão ser acessados também pela plataforma, através de link disponibilizado na aba “ao vivo”.

Nos filmes de Tourneur, o baixo orçamento potencializou as marcas registradas do diretor: o medo é constantemente sugerido, e surge em lugares em que não é esperado. Com grande uso dramático das luzes e sombras, e com narrativas que exploram temas exóticos e os mistérios de países estrangeiros, o cineasta possuía um forte apelo ao desconhecido, e construía narrativas de suspense e terror psicológico. Nos seus filmes de faroeste, uma característica marcante é a construção de seus protagonistas como figuras misteriosas e o retrato de uma sociedade muitas vezes corrompida e com diversas ambiguidades morais.

Segundo Vitor Miranda, da Gerência do Cine Humberto Mauro, o trabalho de Jacques Tourneur possui como ponto comum as narrativas com elementos misteriosos, que exploram o invisível e o oculto. “O diretor utiliza com frequência a elipse, um recurso narrativo temporal em que sabemos que algo aconteceu, mas aquilo não nos é mostrado”, explica Miranda. Tourneur é considerado um diretor com apelo popular, tendo produzido diversos longas-metragens de baixo orçamento. Por vezes construía personagens imersos em uma narrativa de questionamentos antagônicos acerca do que é real e do que é fantasia, constantemente em confronto com a própria realidade.

Clique aqui para conferir a programação completa e aqui para ler as sinopses dos filmes.

Pontos de venda

Ingressos: distribuídos na bilheteria do CHM durante o dia de cada sessão

Horário de funcionamento da Bilheteria CHM: terça-feira a sábado, de 12h às 20h aos domingos, de 17h às 20h


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.