FecharX

Noite Branca - Oficinas

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

18/11/14 até 22/11/14

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 11:00 - 20:30


Créditos da imagem: Divulgação
Melissa Mongiat - Daily Tous Les Jours, Canadá
Melissa Mongiat - Daily Tous Les Jours, Canadá

Entre os dias 18 e 22 de novembro, a edição de 2014 da Noite Branca, com o tema, "A Natureza da Cidade", oferecerá seis oficinas, com renomados artistas. Serão 120 vagas, ou seja, 20 para cada oficina e haverá intérprete em português para os convidados estrangeiros. As oficinas acontecerão no espaço da Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro), nos horários de 9h às 18h30, com pausa de 1 hora de almoço.

Para inscrever-se nas oficinas, clique aqui.

Oficinas:

Iconoclasistas (ARG) 
Dupla de artistas

Formada em 2006, em Buenos Aires, a dupla portenha realiza oficinas criativas e investigações coletivas relacionadas ao campo das artes gráficas. As oficinas se dedicam a mapeamentos que desenvolvem e utilizam uma linguagem variada, composta por ícones, símbolos, colagens, frases e desenhos. Em 2013, eles publicaram seu primeiro livro, “Manual de Mapeamento Coletivo”, no qual sistematizaram metodologias, recursos e dinâmicas para a organização de oficinas.

Ministrantes: Julia Risler e Pablo Ares


PKMN Arquitectura (ESP) 
Coletivo de arquitetura

Formado em 2006, em Madrid, o coletivo desenvolve trabalhos que exploram e reconstroem cidades a partir de 
conexões entre memórias locais e culturas contemporâneas, tomando a arquitetura como uma disciplina aberta e 
ampliada à qual se vinculam conceitos como cidadania, identidade, pedagogia, comunicação, jogo e ação. Por meio de práticas de participação, envolvimento, mediação e inovação social, suas ações visam situar o cidadão como elemento protagonista na construção das cidades.

Representantes: David Pérez e Enrique Espinosa


Daily Tous Les Jours (CAN) 
Estúdio de design 

Fundado em 2010, em Montreal, o estúdio desenvolve projetos de design interativo com foco em participação no 
espaço público. Durante a oficina, pretende-se estudar espaços da cidade para realizar intervenções, assim como 
reunir histórias passadas e presentes sobre as quais seja possível construir narrativas. A partir desse material, os 
participantes poderão desenvolver seus próprios projetos, tendo como foco a criação de intervenções públicas na cidade de Belo Horizonte.

Representante: Melissa Mongiat


Opavivará! (BRA) 
Coletivo de artistas

Formado em 2005, no Rio de Janeiro, o coletivo desenvolve ações em espaços públicos, propondo inversões nos modos de ocupação desses locais por meio da criação de dispositivos relacionais que proporcionam experiências coletivas. Autoria compartilhada, participação e poéticas envolventes são características comuns aos projetos realizados pelo coletivo, os quais serão apresentados durante a oficina e desdobrados em atividades práticas, experimentações coletivas, derivas e intervenções em diferentes espaços públicos da cidade.

Representantes: Daniel Toledo e Ynaiê Cintra Dawson


Assemble (ING) 
Coletivo de arquitetura

Formado em 2010, em Londres, o coletivo se dedica a projetos arquitetônicos voltados a melhorar a vida cultural e social de comunidades urbanas, revelando oportunidades existentes em espaços residuais e ambientes públicos pré-construídos. Ao questionar modelos tradicionais de construção e uso das cidades, o coletivo foca seu trabalho no fazer propriamente dito, desenvolvendo projetos que se apropriam de variadas técnicas construtivas.

Representante: Jane Hall


Naja & de Ostos (ING) 
Estúdio de arquitetura

Formado em 2004, em Londres, o estúdio investiga relações simbióticas entre padrões culturais emergentes e narrativas arquitetônicas. Com foco em design digital e mecanismos de participação popular, dedica-se à criação de uma arquitetura interativa e dinâmica, baseada no que chama de “sentido do lugar”. Suas ações incluem desde projetos pontuais até intervenções de grande escala, geralmente voltadas a contextos ambíguos, como paisagens contaminadas e cenários recém-afetados por algum tipo de catástrofe.

Representante: Ricardo de Ostos

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.