FecharX

Noite Branca - Palestras

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

19/11/14 até 22/11/14

Qua, Qui, Sex, Sab | 22:00


Créditos da imagem: Thislandyourland, Muro Jardim, Belo Horizonte, 2011
Louise Ganz
Louise Ganz

Entre os dias 19 e 22 de novembro, às 20h acontecerá na Noite Branca, palestras com os convidados do evento. Nas palestras, os designers, artistas, arquitetos e curadores, falarão dos desafios da profissão e de suas atuações nas respectivas áreas de atuação. Serão quatro palestras, que acontecerão no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro), no Teatro João Ceschiatti com transmissão ao vivo na Sala Juvenal Dias. O teatro possui capacidade para 148 pessoas. 

Palestras:

19/11 (quarta) - Alejandro Haiek (VEN) 
Arquiteto e artista visual

Mestre em Arquitetura pela Universidade Central da Venezuela, Haiek desenvolve trabalhos que exploram a renovação e a reativação de paisagens inativas de cidades pós-industriais, assim como o desenvolvimento de táticas para a melhoria de cenários urbanos. Defende, nesse sentido, a importância da participação cidadã nas dinâmicas políticas e culturais, de modo que sua atividade projetual está mais próxima ao desenho de uma cadeia de eventos sociais do que à convencional construção de estruturas.

20/11 (quinta) - Elaine Ramos, Celso Longo e Daniel Trench (BRA) 
Curadores em design e cidade

Veteranos do design editorial e curadores da mostra “Cidade Gráfica”, prestes a entrar em cartaz no Itaú Cultural SP, Elaine Ramos, Celso Longo e Daniel Trench vão apresentar os principais resultados da pesquisa que deu origem à exposição, que investiga as relações entre design gráfico e cidade a partir de um pressuposto que amplia o papel do designer na sociedade contemporânea.

21/11 (sexta) - Louise Ganz (BRA) 
Arquiteta e artista visual

Professora da Escola Guignard (UEMG) e pesquisadora em arte, Louise explora o campo interdisciplinar da arte, paisagem e arquitetura desde 2004, discutindo as noções de público e privado no contexto urbano a partir da micropolítica que culmina na proposição de outros modos de habitar os espaços urbanos. Nesta palestra, explora as relações entre arte e natureza, que deixa de ser um objeto de contemplação a ser representado, tornando-se objeto de interesses econômicos mundiais, lógicas de controle e perversas relações fundadas pela globalização. 

22/11 (sábado) - Guilherme Wisnik (BRA)
Crítico e curador em arte e arquitetura

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Wisnik apresenta algumas reflexões sobre a experiência de curadoria da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, realizada em 2013. Intitulado “Cidade: modos de fazer, modos de usar”, o evento lançou foco sobre a questão urbana, entendendo o uso como elemento ativo e discursivo das cidades a partir da promoção de ações de arte e ativismo urbano em diferentes regiões conectadas pela malha metroviária da capital paulista. 

Não haverá programação na Sala Juvenal Dias no 
dia 20/11.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.