FecharX

9º Festival de Verão da UFMG - Centro Cultural UFMG

Centro Cultural UFMG - Centro

9º Festival de Verão da UFMG - Centro Cultural UFMG

Evento encerrado

Data

09/02/15 até 13/02/15

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex | 10:30 - 22:00


Créditos da imagem: Divulgação

De 9 a 13 de fevereiro acontece em Belo Horizonte o 9º Festival de Verão da UFMG. O evento oferece ao público diversas atividades culturais em ambientes vinculados à Universidade. Com o tema "O Corpo é uma festa", a edição vai promover reflexões sobre a relação dos corpos com os espaços e a carga simbólica resultante destes diálogos.

Programação do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro)

Eventos e exposições:

9 de fevereiro
19h - Solenidade de abertura do 9º Festival de Verão da UFMG
19h30 – Abertura das exposições:
"BooM", de Ramanery
"Bonecos", de Cecília Gália Costin
20h – ‘¡No soy un maricón!’ - Espetáculo-festa com o grupo Toda Deseo
Um espetáculo ou uma festa? De ou sobre travestis? O que move o No soy um Maricón são os questionamentos, as confusões de gênero, de classificação. Quatro pocket-shows contam a “clichê-história” de 4 travestis que passam do anonimato à fama, e da fama à decadência. Tudo isso permeado por muita feminilidade, sensualidade, exagero e paixão.

10 de fevereiro
19h – "Sambabilolado", show musical com o grupo Trem Tan Tan
Trata-se do segundo CD do Grupo Trem Tan Tan, álbum autoral no qual as canções fazem um diálogo com o universo do samba, numa mistura com funk, hip hop e samba de batuque. As letras fazem uma denúncia sobre os preconceitos que os portadores de sofrimento psíquico sofrem na sociedade. O espetáculo é carregado de humor e alto astral, a alegria é a tônica dos participantes dessa locomotiva social – o grupo Trem Tan Tan.

Dia 11 de fevereiro
17h30 – Ação da oficina ‘Aproximação-ação: palhaço’
18h – Classificação zoológica da mulher. Performance de rua do Obscena – agrupamento independente de pesquisa cênica.
A performance brinca com os vários estereótipos do feminino, associando-os a animais que povoam o imaginário sobre a mulher. Em ação, duas performers criam imagens provocantes a partir da relação entre corporalidades animais e escritas performativas.
19h30 – O Poder do Ritmo – Mamour Ba-Conexão African Beat
O repertório do show é o mesmo com o qual a banda está em turnê, tendo se apresentado em vários estados do Brasil e recentemente em países da América Latina, como a Colômbia e o México. O trabalho tem como característica a presença marcante dos tambores, o diálogo entre os instrumentos, as pitadas de jazz e improvisação, a suavidade das harmonias. Com dez anos de formação, Conexão African Beat é a banda de apoio do multi-instrumentista Mamour Ba.

13 de fevereiro

18h - Ensaio dos Blocos Carnavalescos "APAEtucada" e "Corte Devassa"

Oficinas 

De 10 a 13 de fevereiro, das 14h às 18h
Oficina "Ritmo, corpo e palavra", com Babilak Bah
A intenção é promover uma consciência rítmica associando o ritmo, o corpo e a palavra, propondo a criação coletiva e a história pessoal dos participantes como metáfora do mundo: como potência poética e a narrativa das biografias. Serão propostas dinâmicas sobre o tema da oficina sob a noção de interface; jogos rítmicos: o ritmo como objeto de linguagem – utilização do corpo como parte constitutiva da obra; jogos textuais: a palavra enquanto elemento de expressão crítica e potência para a criação artística.

De 10 a 13 de fevereiro, das 14h às 18h
Oficina - "Aproximação-ação: palhaço", com Francis Severino e Fernando Oliveira
A oficina vai procurar apresentar o universo do palhaço através de jogos, brincadeiras e intervenções em ambientes diferentes do prédio e do entorno. Buscar, na diversão de estar em cena, explorar algumas características individuais que podem compor futuramente o palhaço em cada um. Além de mostrar que a rua, o olhar para si e para o público pode ser forte aliado no aprendizado e na criação desse palhaço. A proposta a ser trabalhada será apresentada por meio de exposição bibliográfica, apreciação de materiais relacionados à temática, em vídeos e catálogos.

De 10 a 12 de fevereiro, das 14h às 18h
Oficina "Como se fabrica uma mulher?", Nina Caetano
A oficina é oferecida exclusivamente para mulheres e propõe, a partir da questão-título, a criação de ações performativas e de instalações/intervenções em lugares públicos por meio do desenvolvimento de jogos relacionais com o espaço urbano, objetos, corpos e narrativas.

De 10 a 13 de fevereiro, das 8h30 às 12h30
Oficina "Festim na academia: encontros entre a literatura e a gastronomia", com Sabrina Sedlmayer
A intenção é promover a leitura de um corpus de obras literárias (poéticas e narrativas) que tangenciam o tema da comida. Memória, amor, infância, violência e partilha serão alguns dos temas investigados. A oficina encerrará com uma exposição de trabalhos dos participantes, criados durante os encontros.

De 10 a 13 de fevereiro, das 15 às 18h
Oficina "Corpo e espiritualidade", com Mamour Ba
A voz e o gesto são elementos fundamentais na expressão da nossa vitalidade. Trazer a força que vem da terra, dos pés, da raiz de cada um, do ritmo dos sons vocais e dos instrumentos de percussão, para que se possa expressar o que há de mais sagrado dentro de cada um de nós, com criatividade, sensualidade e alegria é a proposta da oficina.

De 10 a 13 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h 
Oficina "Laboratório Tecnologia da Conexão Corpo Mente Terra", com Pierre Souza Fonseca
Como promover a interdependência entre o meio ambiente, o corpo físico e a mente, dedicando tempo para conectá-los e mantê-los saudáveis? Partindo dessa premissa, a oficina busca investigar os usos de tecnologias verdes, sustentáveis e sociais, integradas e ampliadas por saberes populares e indígenas, visando o equilíbrio e o desenvolvimento entre o homem e seu meio. Nessa investigação, a oficina propõe o estudo e a construção de máquinas, aparatos, dispositivos e sistemas tecnológicos que estimulem a conexão e o desenvolvimento do corpo, da mente e do meio ambiente.

Confira a programação dos outros espaços:

Conservatório da UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG

Campus Saúde UFMG

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.