FecharX

Novembro AFRO no Memorial Minas Gerais Vale

Memorial Minas Gerais Vale

Novembro AFRO no Memorial Minas Gerais Vale

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

08/11/18 até 22/11/18

Qui, Sab, Dom | 17:00 - 21:30


Créditos da imagem: Fernando Martins

O Memorial Minas Gerais Vale entra em novembro celebrando o Mês da Consciência Negra. A programação começa nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, com o Sarau das Pretas, para o lançamento do livro Raízes – Resistência Histórica, e segue com o grupo folclórico-musical Lavadeiras da Prainha, de São Gonçalo do Rio Abaixo. Na segunda semana, acontece a apresentação Sois África, com Tom Nascimento e a apresnetação infantil Griot – História e Cantorias. A última atração será o músico, compositor e parceiro de Paulo César Pinheiro, Sérgio Santos, que tem entre suas obras o CD Áfrico. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade. Confira os horários das atividades na programação abaixo.

Dentro da curadoria da Orquestra Ouro Preto, acontece, no dia 15 de novembro, a apresentação do Duo Cello e Movimento, em que a bailarina Liana Vasconcelos dança ao som do violoncelista Mateus Ceccato.

Três exposições continuam em andamento: a exposição fotográfica Inventário do Sob, de Sylvia Amélia, que segue até dia 21 de fevereiro; as esculturas de Ângelo Venosa, até o dia 25 de novembro; e a exposição audiovisual Vozes da Cidade, de Bellini Andrade e Marcus Nascimento, que está disponível até o dia 6 de dezembro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Aividades educativas

As atividades educativas são permanentes no Memorial e, neste mês da Consciência Negra, abordarão a temática. Serão histórias aos pés do Baobá relacionadas à cultura africana e contadas utilizando fantoches e outros objetos. Também haverá a atividade embondeiros, que é a construção de pequenos baobás, árvore símbolo da oralidade, e transmissão de conhecimentos da cultura africana.

Africanidades Permanentes

O público também será convidado a visitar algumas salas permanentes do Memorial Minas Gerais Vale, que trazem a temática “Africanidades”, criadas para resgatar a cultura africana presente em Minas Gerais, percebendo e valorizando a diversidade étnico-cultural, assim como para identificar e reconhecer as diversas formas de resistência como manifestações culturais.

Africanidades Temporárias

8/11 – SARAU DAS PRETAS – LANÇAMENTO DO LIVRO RAÍZES

No dia 8 de novembro, quinta, às 19h30, acontece o Sarau das Pretas com o lançamento do livro Raízes –Resistência Histórica, da editora Venas Abiertas. O evento é gratuito, com entrada sujeita a lotação. A apresentação integra o projeto Diversidade Periférica.

10/11  GRUPO FOLCLÓRICO LAVADEIRAS DA PRAINHA

No dia 10 de novembro, sábado, às 15h, o Grupo Folclórico Musical Lavadeiras da Prainha canta e dança os mais belos repertórios inspirados na cultura popular de São Gonçalo do Rio Abaixo. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

15/11 – DUO CELLO E MOVIMENTO

No dia 15 de novembro, quinta, às 19h30, acontece a apresentação do Duo Cello e Movimento, em que a bailarina Liana Vasconcelos dança ao som do violoncelista Mateus Ceccato. A apresentação conta com a participação da flautista Sofia Ceccato. O evento faz parte de uma série de concertos que têm a curadoria da Orquestra Ouro Preto.

17/11 – TOM NASCIMENTO FAZ SARAU SOIS ÁFRICA

No dia 17 de novembro, sábado, às 15h, o instrumentista, cantor e intérprete Tom Nascimento apresenta um sarau, com voz e violão, acompanhado do percussionista Johnny Herno. Seus ritmos são os da black music, seja soul, reggae, congo e blues. A apresentação integra o projeto Sarau do Memorial.

18/11 - GRIOT – HISTÓRIA E CANTORIAS

Dia 18, domingo, às 11h, acontece a contação de histórias Griot – História e Cantorias. A peça, encenada pelo grupo Teatro Negro e Atitude, é uma vivência lúdica e divertida, na qual dois contadores de histórias - metidos à Griot (tradicionais contadores de histórias africanos) - brincam, cantam e narram lendas e mitos africanos. A apresentação integra o projeto Eu, Criança, no Museu!

22/11 - SHOW COM SÉRGIO SANTOS

Dia 22, quinta-feira, às 19h30, Sergio Santos faz show no Memorial Minas Gerais Vale. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura deMinas.

EXPOSIÇÕES:

ATÉ 25 DE NOVEMBRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Penumbra, de Angelo Venosa

Um dos principais expoentes do cenário cultural contemporâneo, o artista plástico paulistano Ângelo Venosa desembarca em Belo Horizonte com a exposição “Penumbra”. O museu recebe um conjunto de esculturas que desafia o olhar do espectador no decorrer de toda mostra. 

ATÉ DIA 6 DE DEZEMBRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Vozes da Cidade

Vozes da Cidade é uma exposição audiovisual que busca identificar e registrar os sons produzidos por habitantes de Belo Horizonte que têm na voz, associada ou não a aparatos sonoros, seu instrumento de trabalho.

ATÉ DIA 21 DE FEVEREIRO |HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

ExposiçãInventário do Sob, de Sylvia Amélia

A curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha traz ao Memorial Vale uma exposição fotográfica que, no contexto dacidade e suas escritas, apresenta um recorte da série idealizada pela artista entre os anos2003-2007. O olhar se dirige ao rés do chão: palavras arruinadas que antes eram nomes de estabelecimentos comerciais da cidade se inscrevem e são lembradaspor seus des-nomes.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.