FecharX

O Barroco: da Itália a Portugal e Brasil

Casa Fiat de Cultura

O Barroco: da Itália a Portugal e Brasil

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

05/08/14 até 05/08/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:30


O historiador de arte barroca Marco Elizio de Paiva é o convidado da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10. Funcionários), para ministrar a palestra “O Barroco: da Itália a Portugal e Brasil”. A conferência integra a programação paralela da exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro. Dia 5 de agosto, terça-feira, às 19h30. Entrada franca.

O Barroco teve uma longa trajetória até chegar ao Brasil. Nasceu no sul da Itália, passou por Roma, Espanha e Portugal até florescer em Minas Gerais. Qual o contexto vivido na época que proporcionou essa viagem artística e cultural? O que proporcionou que o Brasil tivesse um dos barrocos mais importantes do mundo? A palestra propõe uma viagem de conhecimento sobre esse que é um dos estilos mais estudados no mundo.

Entre as abordagens, o surgimento da arte barroca na Itália como demanda do poder absolutista e das ações católicas contra-reformistas do século XVI, além de sua implantação e resistência em Portugal durante o reinado de D. João V e sua afirmação no Brasil colonial como instrumento de catequese e poder.

O palestrante
Marco Elizio de Paiva é mestre em história da arte pela University of Texas at Austin. Professor de historia da arte, já foi diretor de uma das instituições mais conceituadas de Belo Horizonte, a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do curso de especialização em história da arte da PUC-Minas.

Ciclo de palestras
A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca duas horas, elas são ministradas por renomados especialistas da arte. Barroco Itália Brasil – Prata e Ourona Casa Fiat de Cultura apresenta ao público 20 esculturas italianas, que nunca saíram da Itália, sendo 16 do acervo do Museo del Tesoro di San Gennaro, maior instituição com esculturas em prata do mundo. Outros 20 trabalhos brasileiras completam a exposição, obras nunca antes reunidas, sendo sete de Aleijadinho e outras de grandes mestres, que buscam promover um contraponto entre o Barroco que nasceu em Nápoles e floresceu em Minas Gerais.

A programação do Ciclo de Palestras na Casa Fiat de Cultura segue até o fim de agosto. No dia 29 de Julho, Fábio Henrique Viana fala sobre os sons de Minas Gerais na palestra “Paisagem Sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais”. Marco Elízio de Paiva faz uma linha do tempo entre o barroco italiano e o brasileiro no dia 5 de agosto. Guiomar de Grammont é a palestrante do dia 12 de agosto, com “Aleijadinho e o aeroplano”. O Ciclo é encerrado com Rodrigo Faleiro, ao falar, no dia 19 de agosto, sobre o patrimônio material e imaterial do Barroco. Todas as palestras são realizadas às 19h30.

Foto: Marco Elizio de Paiva

xx

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.