De 31 de março a 4 de abril, de 13 às 17h 30, o premiado fotógrafo mineiro Guto Muniz ministra a oficina “A Fotografia nas Artes Cênicas”, o caminho percorrido pelo profissional na cobertura de um espetáculo, na Funarte MG.
Será abordado não só a execução das fotos em si, mas toda a preparação necessária à sua realização, bem como os cuidados na seleção e acabamento das fotografias. Guto Muniz pretende analisar ainda os diferentes espaços de apresentação e as diferentes artes sob o ponto de vista fotográfico.
Destinada a fotógrafos profissionais ou amadores com interesse pelas artes cênicas, a oficina exige conhecimento prévio de fotografia e operação de câmeras fotográficas em modo manual (não automático). O participante deve ter mais de 18 anos, sendo desejável também que possua câmera fotográfica DSLR.
Inscrições gratuitas até 27 de março, pelo e-mail oficinas.funarte@gmail.com, com nome completo, telefone para contato e breve currículo.
Programa
1º período:
Breve histórico da fotografia de cena no Brasil. O fotógrafo e suas possibilidades de atuação. Os espaços: o teatro tradicional, os espaços alternativos e os espetáculos de rua. As artes: teatro, dança, bonecos, e o circo.
2º período:
Principais equipamentos utilizados. Dicas práticas. A postura profissional: o fotógrafo, o artista e o público.
3º período:
Prática em espetáculo ou ensaio geral de artista ou companhia de teatro.
4º período:
Fluxo de trabalho e tratamento de imagens. Quanto vale o meu trabalho? Bases para construção de um orçamento de fotografia de cena.
5º período:
Avaliação e edição do material prático.
Guto Muniz
Fotógrafo especializado na cobertura de eventos artísticos, tais como espetáculos de teatro, dança, circo e shows musicais. Trabalha diretamente para diversas companhias, entre elas, Grupo Galpão, Espanca!, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia. de Dança, Cia. Suspensa e Catibrum Teatro De Bonecos. É também criador e administrador do Portal Foco In Cena, que reúne fotografias e outros materiais de centenas de espetáculos fotografados por ele desde 1987.
Em 27 anos de carreira, foi responsável pela cobertura de alguns dos mais importantes eventos culturais de Minas Gerais, como:
FIT/BH– Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte
Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte
Festival Mundial de Circo do Brasil
FAN – Festival de Arte Negra
Horizontes Urbanos
1, 2 Na Dança
Ecum – Encontro Mundial Das Artes Cênicas
Foto: Peça Romeu e Julieta (2012), do Grupo Galpão