O Galpão Cine Horto (R. Pitangui, 3613. Horto) oferece uma novidade em sua programação de projetos pedagógicos do centro cultural: as Oficinas de Inverno. Inscrições abertas até 15 de julho, envie um breve currículo para cursos@galpaocinehorto.com.br. Mais informações no telefone (31) 3481 5580.
Programação
- Atuação para Câmera – Módulo Iniciação, com Ana Régis (BH/MG)
Data: 16 a 18 de julho | 19 às 22h
Público-alvo: atores, atrizes e estudantes de artes cênicas com pouca ou nenhuma experiência com atuação para vídeo.
Vagas: 16 alunos
Investimento: R$ 200 à vista ou 2x R$ 120 (cheque pré-datado)
A oficina pretende dar noções técnicas de atuação para câmera com o intuito de promover uma aproximação entre o ator e o equipamento, propiciando ao ator a percepção das possibilidades de atuação que a câmera oferece.
Conteúdo: Descrição de funções de uma equipe de cinema. Definição e entendimento de termos técnicos: plano, enquadramento, sequência, etc.; através de exercícios práticos individuais com a câmera nos vários planos. Análise dos exercícios gravados.
- Análise de curtas e trechos de filmes aplicando os conceitos vistos e como estes conceitos interferem na atuação.
- Leitura e análise de trechos de roteiros para reconhecimento da linguagem formal deste tipo de texto e o que de informação é oferecido para o trabalho do ator. Posteriormente, apreciação do filme do roteiro lido.
- Diferenciação entre aquecimento, preparação de elenco e direção de atores.
- Exercícios em dupla com a câmera sem aquecimento. Refeitura das mesmas cenas, agora com aquecimento. Análise das cenas antes e depois do aquecimento.
- Dicas de procedimento para testes para publicidade e cinema.
Ana Régis: professora da disciplina Ator e Câmera no Teatro Universitário (TU/UFMG) de 2009 a 2011. Atriz desde 1993. Últimos trabalhos em cinema como atriz: “Contrato com a Sorte” (dir. André Carreira) e “Parênteses” (dir. Marinho Antunes, Gustavo Brandão e Gustavo Pains). Produtora de elenco de 2001 a 2009, tendo pesquisado, produzido e dirigido os castings dos seguintes longas: “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (dir. Vinícius Coimbra), “Mutum” (dir. Sandra Kogut), “Fronteira” (dir. Rafael Conde), “5 Frações de Uma Quase História”. Preparadora de elenco durante fase de seleção do elenco principal do longa “O Menino No Espelho” (dir. Guilherme Fiuza) e preparadora de elenco para publicidade.
- Encontrar esse Lugar – Oficina de Interpretação, com Ferran Utzet (Barcelona/ESP)
Data: 21 a 25 de julho | 9 às 13h
Público-alvo: atores com certo nível de treinamento prévio ou com alguma experiência no âmbito teatral. Também indicado a diretores que desejem adquirir ferramentas para a direção de atores, podendo participar como atores ou ouvintes.
Vagas: 20 alunos
Investimento: R$ 300
A oficina propõe um trabalho aprofundado sobre conceitos como a escuta, o olhar, a pausa e a presença para atingir Esse Lugar: lugar no qual o intérprete se sente cômodo e incômodo, onde o tempo flui de outra maneira e se multiplicam as possibilidades. Esse lugar no qual o público percebe que algo único vai acontecer. Esse lugar, em definitivo, onde a vida irrompe no palco.
Conteúdo: A liberdade dentro do texto: crescer a cena sem sabotá-la.
- A energia (Peter Brook). Os sete níveis. Níveis cotidianos e níveis cênicos.
- O Sistema Rasa (Richard Schechner). As oito emoções. A casa vazia: o ator nesse lugar.
- Algumas ferramentas da escola russa: Stanislavski, Meyerhold, Chejov.
- Ensaio aprofundado da microcena em concreto.
Ferran Utzet: é ator e diretor. Formado em Barcelona e na Ucrânia com distintos mestres (Fernando Griffell, Sergei Ostrenko, Lilo Baur, Christophe Marchand), trabalha regularmente como diretor em diversos teatros da Catalunha e Espanha (Biblioteca de Catalunya, Teatre Nacional, Sala Flyhard, Teatro María Guerrero). A direção da peça La Presa, de Conor McPherson rendeu-lhe quatro nominações aos Prêmios Butaca, ano de 2012 (melhor espetáculo em grande formato, melhor direção, melhor cenografia, melhor iluminação). Seu trabalho de direção mais recente foi a obra Translations, de Brian Friel, que estreou em Janeiro de 2014. Concilia a direção cênica com a docência (oficinas e cursos regulares) há mais de dez anos.