O Galpão Cine Horto (R. Pitangui, 3613. Horto) oferece uma novidade em sua programação de projetos pedagógicos do centro cultural: as Oficinas de Inverno. Inscrições abertas até 15 de julho, envie um breve currículo para cursos@galpaocinehorto.com.br. Mais informações no telefone (31) 3481 5580.
Programação
- Atuação para Câmera – Módulo Iniciação, com Ana Régis (BH/MG)
Data: 16 a 18 de julho | 19 às 22h
- Encontrar esse Lugar – Oficina de Interpretação, com Ferran Utzet (Barcelona/ESP)
Data: 21 a 25 de julho | 9 às 13h
Público-alvo: atores com certo nível de treinamento prévio ou com alguma experiência no âmbito teatral. Também indicado a diretores que desejem adquirir ferramentas para a direção de atores, podendo participar como atores ou ouvintes.
Vagas: 20 alunos
Investimento: R$ 300
A oficina propõe um trabalho aprofundado sobre conceitos como a escuta, o olhar, a pausa e a presença para atingir Esse Lugar: lugar no qual o intérprete se sente cômodo e incômodo, onde o tempo flui de outra maneira e se multiplicam as possibilidades. Esse lugar no qual o público percebe que algo único vai acontecer. Esse lugar, em definitivo, onde a vida irrompe no palco.
Conteúdo: A liberdade dentro do texto: crescer a cena sem sabotá-la.
- A energia (Peter Brook). Os sete níveis. Níveis cotidianos e níveis cênicos.
- O Sistema Rasa (Richard Schechner). As oito emoções. A casa vazia: o ator nesse lugar.
- Algumas ferramentas da escola russa: Stanislavski, Meyerhold, Chejov.
- Ensaio aprofundado da microcena em concreto.
Ferran Utzet: é ator e diretor. Formado em Barcelona e na Ucrânia com distintos mestres (Fernando Griffell, Sergei Ostrenko, Lilo Baur, Christophe Marchand), trabalha regularmente como diretor em diversos teatros da Catalunha e Espanha (Biblioteca de Catalunya, Teatre Nacional, Sala Flyhard, Teatro María Guerrero). A direção da peça La Presa, de Conor McPherson rendeu-lhe quatro nominações aos Prêmios Butaca, ano de 2012 (melhor espetáculo em grande formato, melhor direção, melhor cenografia, melhor iluminação). Seu trabalho de direção mais recente foi a obra Translations, de Brian Friel, que estreou em Janeiro de 2014. Concilia a direção cênica com a docência (oficinas e cursos regulares) há mais de dez anos.