FecharX

Ofício da Palavra com Jacques Fux e Luisa Geisler

Museu de Artes e Ofícios

Ofício da Palavra com Jacques Fux e Luisa Geisler

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

05/08/14 até 05/08/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:30


O projeto Ofício da Palavra reúne dois premiados autores da nova geração: Jacques Fux e Luisa Geisler. Eles estrearam recentemente na literatura, em 2011, mas já acumulam prêmios importantes e reconhecimento da crítica. Dia 5 de agosto, terça-feira, às 19h 30, no Museu de Artes e Ofícios (Praça Ruy Barbosa, s/n. Centro). Entrada franca.

O mineiro Jacques Fux e a gaúcha Luisa Geisler, expoentes da nova safra de escritores do país, discutem os rumos da literatura brasileira contemporânea, abrindo a temporada do segundo semestre. O encontro tem a mediação do curador do projeto, o jornalista José Eduardo Gonçalves.

Luisa Geisler
Nascida em Canoas (RS), em 1991, Luisa Geisler já arrebatou dois Prêmios SESC de Literatura – com o livro Contos de Mentira (Record, 2011) e o romance Quiçá (Record, 2012). A autora recebeu elogios de escritores como Raimundo Carrero, Cristovão Tezza e Luiz Antônio de Assis Brasil. Ela também foi incluída na mais importante antologia de jovens autores brasileiros, organizada pela revista britânica Granta. Durante o encontro do Ofício da Palavra, ela faz o lançamento nacional do romance Luzes de emergência se acenderão automaticamente, livro que marca a estreia da autora na Alfaguara. Aos 23 anos, Luisa é também universitária e estuda Relações Internacionais e Ciências Sociais, em Porto Alegre. A escritora vem a BH diretamente de Paraty, onde integra a programação paralela à Flip do Centro Cultural Sesc Paraty.

Jacques Fux
Acadêmico multidisciplinar, Jacques Fux, nascido em 1977, em Belo Horizonte, surpreendeu com o romance Antiterapias, lançado em 2012 pela editora mineira Scriptum e vencedor do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura de 2013, na categoria Autor Estreante até 40 anos. O júri considerou “Fux uma grande revelação, com sua prosa dilacerante”. Formado em Matemática, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3, Jacques Fux publicou em 2011 seu primeiro livro, Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO, versão de sua premiada tese. Em 2012 ganhou o Prêmio Capes de Tese 2011 pela melhor tese do Brasil de Letras/Linguística de 2010. Já morou em diversos países (Israel, EUA, França, Argentina) realizando pesquisas para seus trabalhos acadêmicos. Atualmente ele prepara o lançamento de um romance e um livro infantil, ambos a serem editados pela Rocco já em 2015.

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.