FecharX

8ª Edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena

Tiradentes

8ª Edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

18/11/20 até 21/11/20

Qua, Qui, Sex, Sab | 02:00 - 01:59


Créditos da imagem: Lucas Calixto/ Divulgação

É possível lutar pela cultura em um ano como 2020? Para a Mostra Tiradentes em Cena, não só é possível, como é extremamente necessário. A verdade é que a pandemia do coronavírus mudou tudo e obrigou todos os setores, inclusive o cultural, a repensarem cada uma das suas atividades. A produção teatral, por exemplo, ficou invariavelmente desfalcada e precisou migrar para o cenário on-line. E é justamente nesse cenário diferente, e com parte da audiência canalizada no virtual, que as cortinas do festival de ares cênicas irão se abrir.

Durante quatro dias, entre 18 e 21 de novembro, o público poderá apreciar apresentações dos mais variados gêneros. Espetáculos, música, dança, exposições, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas irão estimular a reflexão do pensamento e a divulgação da arte.

Além do mais, o evento chega também, nesta edição, para homenagear a atriz e fundadora do Grupo Galpão, TeudaBara, que completará 80 anos em janeiro próximo. Portanto, o público poderá assistir ao espetáculo solo Luta, que será transmitido no canal do Tiradentes em Cena no YouTube. Visitando suas memórias, a atriz, em cena, ficcionaliza sua trajetória, cria imagens, conta casos e elege a “Luta” como alegoria para o teatro e a própria vida.

Ainda para prestar a homenagem, será exibido um bate-papo inédito com o escritor e jornalista João Santos sobre o livro Comunista demais para ser Chacrete, do qual ele é autor. A obra é uma publicação da Editora Javali e traça um perfil biográfico de Teuda.

 

Os espetáculos que fazem parte da oitava edição

A programação da 8ª edição da mostra vem recheada de espetáculos dos mais variados gêneros e apresentações em diferentes espaços virtuais e físicos. O Largo do Museu de Santana será palco para a peça sobre a vida e obra de Solano Trindade, poeta e fundador do Teatro Popular Brasileiro. A dramaturgia é de Elisa Lucinda e da diretora Geovana Pires, e a interpretação de Val Perré. 

O sobrado Aimorés recebe Prazer é Todo Nosso com Juliana Martinse. A Performance 999 acontece no Beco da Igreja São João Evangelista com Carolina Correa, atriz, diretora, performer e Coordenadora Internacional do Corredor Latinoamericano de Teatro.

Na dança, o Alto do São Francisco será palco para a professora Renata Mara, certificada pela Dance Ability International Foundation, sendo referência em práticas e estudos ligados à arte, educação, inclusão e acessibilidade.

O Tiradentes em Cena também abrigará a estreia oficial do monólogo Parece que foi Ontem, da Trupe Ventania, de Passos, que acontecerá em casarão na Rua Direita. Além disso, haverá palhaçaria para alegrar a criançada. A agenda permeia o tema amor e traz a tona temas como racismo, inclusão, liberdade e resistência. 

Já no meio digital, algumas apresentações de destaque são: Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt. A peça conta com um texto ágil, forte e provocativo, onde os dois atores e o diretor dominam o jogo cênico através da web conduz o público a uma verdade cênica poucas vezes experimentada, via Zoom.

O Tempo, solo de Monique Vaillé, será transmitido pelo Instagram oficial do projeto.  O espetáculo conta a história de uma mulher em crise existencial que reflete sobre a vida e suas escolhas, tentando priorizar seus desejos e se conectar ao tempo presente. Já O amor faz-me fome é um trabalho da Cia Mineira de Teatro, inspirado no livro Jóquei, da poeta portuguesa Matilde Campilho, e produzido durante o período de quarentena. A transmissão do drama será pelo canal no YouTube.

Para conferir a programação completa, e os locais de transmissão, acesse o site oficial da iniciativa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.