FecharX

Olavo Bilac: o artesão da palavra

Academia Mineira de Letras - Lourdes

Olavo Bilac: o artesão da palavra

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

18/10/18 até 18/10/18

Qui | 21:30


Créditos da imagem: Arquivo pessoal / Audemaro Taranto

A Academia Mineira de Letras recebe, nesta quinta (18), às 19h30, a palestra “Olavo Bilac: o artesão da palavra”, com o professor Audemaro Taranto Goulart, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo.

A palestra terá como foco Bilac e a poesia parnasiana. “Iremos abordar a expressão arquitetada como um valor intrínseco do poeta, bem como a poesia de inspiração sensual e seus desdobramentos crespusculares, que preveem um novo conceito, na época, para a literatura brasileira”, descreve Audemaro Taranto.

O poeta e jornalista carioca Olavo Bilac é um dos principais símbolos do parnasianismo, ao lado de Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, com os quais formava a chama “tríade parnasiana”. Escreveu o livro “Poesias” (1888), em que explorou o lirismo, especialmente o soneto, a exemplo dos poemas “Via láctea” e “Profissão de fé”. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde é o patrono da cadeira de número 15. 

A entrada é gratuita.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.